Planos de saúde lideram ranking de reclamações
Levantamento anual do IDEC coloca problemas com planos de saúde no topo da lista de reclamações
Os planos de saúde estão no topo das reclamações dos consumidores no ranking do Idec- Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor. O balanço de atendimentos e queixas é realizado pelo instituto todo ano.
Depois dos Planos de Saúde aparecem os serviços financeiros, empréstimos consignados, e os relacionados a cartões de crédito.
O assessor jurídico da área de relacionamento do Idec, David Guedes, explica que em 2020 os serviços bancários ocuparam o primeiro lugar, mas no ano passado houve aumento expressivo de busca relacionado ao plano de saúde.
A principal queixa relacionada aos planos de saúde diz respeito aos reajustes abusivos (27,4% das reclamações envolviam aumento). A maior parte delas dizia respeito aos planos de saúde coletivos, que não são regulados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Além disso, os consumidores também reclamaram da negativa de cobertura pelos planos de saúde (16,2%).
A última pesquisa do Idec sobre o perfil do consumidor mostrou que apesar de que 94% dos brasileiros declarem algum conhecimento em direito do consumidor, 58% não recorrem ao Código de Defesa do Consumidor e não buscam seus direitos.
O levantamento mostrou que 67% dos consumidores já sentiram seus direitos desrespeitados.
Na dúvida, o advogado especialista em planos de saúde Luciano Brandão orienta que o usuário deve sempre buscar suporte jurídico especializado para defesa de seus direitos.
Fonte: com informações da Agência Brasil
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Dá pra entender o aumento das ações contra planos de saúde na justiça. continuar lendo