Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
1 de Junho de 2024

Por que é importante fazer um inventário mesmo quando o falecido não deixou nenhum bem?

Publicado por Dra Nathália Neime
há 4 anos

O inventário negativo é a comprovação de que não existem bens de propriedade do falecido para partilha entre os herdeiros. É necessário para comprovar aos credores que os herdeiros não receberam bens que podem ser utilizados para quitar as dívidas do falecido.

O herdeiro somente responde pela dívida de quem já morreu na medida do quinhão hereditário recebido. Se o herdeiro nada recebeu de ativo (patrimônio), logo não terá que arcar com o passivo (dívidas).

Assim, não podem os credores do falecido responsabilizar os herdeiros pelas dívidas, quando não restou nenhum patrimônio de propriedade do de cujus para ser partilhado.

  • Sobre o autorAdvogada especializada nas áreas Cível e Consumidor.
  • Publicações12
  • Seguidores4
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações273
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/por-que-e-importante-fazer-um-inventario-mesmo-quando-o-falecido-nao-deixou-nenhum-bem/874648217

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)