Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024

Portugal: conta de honorários é essencial em ação de cobrança

Relação de Lisboa decidiu ser essencial a juntada da conta de honorários em ação declarativa de cobrança por horas técnicas

há 4 anos

A conta de honorários tem status de documento essencial na ação que visa a sua cobrança, decidiu o Tribunal da Relação de Lisboa em acórdão de 19 de dezembro (processo n.º 56285/17.9YIPRT.L1-6, Rel. Adeodato Brotas)

Com esse entendimento o TRL acolheu recurso de empresa que afirmava não ser devedora de honorários na modalidade hora técnica a um escritório de advogados, sob o argumento de que não havia sido apresentada a conta.

Os valores cobrados estavam fora do âmbito da avença mensal, sendo faturados por horas.

O conceito de documento essencial (art. 590, n.º 3, do CPC português) foi interpretado como sendo aquele que, por exigência da lei, é indispensável à prova de um fato, não admitindo prova testemunhal.

Clique aqui para consultar a íntegra da decisão.

Conta de honorários

A conta de honorários é um documento formal previsto no art. 105 do Estatuto da Ordem dos Advogados portugueses e no art. 5.º do Regulamento dos Laudos de Honorários (Regulamento 40/2005 do Conselho Geral da OA).

Segundo este último, "a conta de honorários deve ser apresentada ao cliente por escrito e ser assinada pelo advogado (...) deve enumerar e discriminar os serviços prestados".

Fica o alerta aos advogados brasileiros que atuam em Portugal: ao longo da execução dos serviços de advocacia, baseados em contrato escrito, é preciso emitir o documento essencial denominado conta de honorários, para não correr o risco de deixar de receber em eventual ação declarativa que visa a sua cobrança.

Tem interesse em estudar direito ou advogar em Portugal? Clique aqui e conheça os cursos do Portal Direito Comparado.
Siga-nos no instagram em @direitocomparado
Acompanhe também o meu perfil pessoal e mantenha-se informado sobre a internacionalização do direito e da advocacia, em @juliandiasrodrigues.
  • Sobre o autorAdvogado Internacionalista e Consultor em Direito Internacional Privado
  • Publicações191
  • Seguidores329
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações466
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/portugal-conta-de-honorarios-e-essencial-em-acao-de-cobranca/796453771

Informações relacionadas

Thiago Zamineli de Lima, Advogado
Modelosano passado

Contrato de Honorários com cláusula da LGPD e de Assinatura Eletrônica

Victor Moreira, Advogado
Artigoshá 9 meses

Qual o máximo valor percentual dos honorários advocatícios?

Alessandra Strazzi, Advogado
Artigoshá 4 meses

Além das Tabelas: Quanto um Advogado pode Cobrar de Honorários?

NDM Advogados, Advogado
Artigoshá 5 anos

O novo conceito de consentimento para tratamento de dados pessoais da LGPD

PIRES Legale, Advogado
Artigoshá 5 anos

Contratos internacionais

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)