Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Possibilidade de técnico em farmácia assumir responsabilidade por drogaria é tema de repercussão geral

    há 5 anos

    O Supremo Tribunal Federal (STF) vai analisar a validade da Lei 13.021/2014, que impede o técnico em farmácia de assumir responsabilidade por drogaria. Em votação majoritária, realizada no Plenário Virtual da Corte, os ministros reconheceram a repercussão geral de matéria constitucional contida no Recurso Extraordinário (RE) 1156197.

    O recurso se refere a mandado de segurança impetrado na Justiça Federal de Minas Gerais contra ato do Conselho Regional de Farmácia que negou inscrição no CRF-MG ao autor do RE, como técnico em farmácia, bem como emissão de Certificado de Regularidade Técnica em seu nome para que pudesse assumir a responsabilidade técnica por drogaria.

    O recurso extraordinário alega violação aos artigos , inciso XIII, e 170, caput, da Constituição Federal, além de desrespeito aos princípios do trabalho, dignidade humana e livre iniciativa. Argumenta que existe distinção entre farmácia e drogaria, nos termos da Lei 5.991/1973, alegando que não há exigência de formação em nível superior para ser responsável em drogaria por não envolver manipulação de fórmulas, mas apenas comércio de medicamentos.

    Manifestação
    O relator do RE, ministro Marco Aurélio, considerou que a matéria discutida no recurso extraordinário apresenta repercussão em inúmeros casos, assim entendeu que cabe ao Supremo analisar a validade da Lei 13.021/2014, considerados os artigos , inciso XIII, e 170, caput, da Constituição Federal. A maioria dos ministros acompanhou o voto do relator no reconhecimento da matéria constitucional do tema e da existência de repercussão geral.

    EC/CR








    Processos relacionados
    RE 1156197
    • Publicações30562
    • Seguidores629132
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações232
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/possibilidade-de-tecnico-em-farmacia-assumir-responsabilidade-por-drogaria-e-tema-de-repercussao-geral/714198393

    Informações relacionadas

    Âmbito Jurídico
    Notíciashá 8 anos

    Restrição a pagamento de participação nos lucros em estatais é questionada em ADI

    Juiz considera inconstitucional tabelamento da indenização por danos morais e materiais da reforma trabalhista

    JurisWay
    Notíciashá 8 anos

    Restrição a pagamento de participação nos lucros em estatais é questionada em ADI

    Consultor Jurídico
    Notíciashá 8 anos

    Confederação vai ao STF contra restrição a pagamento de PLR em estatais

    Consultor Jurídico
    Notíciashá 5 anos

    STF decidirá se estrangeiro aprovado em concurso pode ser empossado

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)