Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    PRE/RJ quer investigação de servidores candidatos com zero votos

    Há suspeita de converter candidatura de fachada em licença remunerada

    há 8 anos
    A Procuradoria Regional Eleitoral no Rio de Janeiro (PRE/RJ) orientou à Promotoria Eleitoral que investigue a candidatura de servidores públicos que concorreram nas eleições deste ano e não obtiveram nenhum voto (orientação normativa nº 7/2016). Como os servidores têm direito a uma licença remunerada de até três meses para desempenho de atividade política, a suspeita é de que eles utilizem a licença de forma fraudulenta, por meio de candidatura de fachada.

    Os promotores deverão conferir a veracidade das assinaturas e documentos dos registros de candidatura, a regularidade dos gastos de campanha nos processos de prestação de conta, além de apurar a produção de material e realização de atos efetivos de propaganda. Também será averiguado se o candidato compareceu às urnas no dia da eleição ou teve ausência justificada. Os suspeitos serão convidados a prestar esclarecimentos.

    Para a PRE/RJ, gastos de campanha insignificantes ou inexistentes e ausência de votos são fortes indícios de candidatura fraudulenta. Se forem considerados culpados, os servidores responderão por improbidade administrativa, estelionato majorado (Código Penal, art. 171) e falsidade ideológica eleitoral (Código Eleitoral, art. 350).




    Assessoria de Comunicação
    Procuradoria Regional da República na 2ª Região (RJ/ES) | Procuradoria Regional Eleitoral/RJ
    Tel.: (21) 3554-9055/9003/9199
    Twitter: @mpf_prr2



    Relacionadas
    • PRE/RJ articula combate a fraudes em candidaturas de mulheres
    • Publicações37267
    • Seguidores710
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações160
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pre-rj-quer-investigacao-de-servidores-candidatos-com-zero-votos/407274628

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)