Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
7 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Prefeito não pode ser multado por inadimplência de acordo firmado pelo município

    Publicado por Âmbito Jurídico
    há 8 anos
    O desembargador Gerson Santana Cintra reformou a sentença do juízo de Cidade Ocidental, direcionando a obrigação de fazer, consistente na disponibilização de um vigia e uma secretária para o conselho tutelar da comarca, ao Município de Cidade Ocidental, sob pena de multa diária de R$ 500, até o limite de R$ 5 mil.

    A sentença havia determinado a obrigação de fazer ao prefeito do município e, caso houvesse descumprimento da ordem judicial, a multa seria descontada do patrimônio pessoal do responsável. A prefeitura de Cidade Ocidental interpôs agravo de instrumento alegando que a decisão foi equivocada, uma vez que não pode atribuir obrigação a terceiro estranho à relação jurídica.

    O agravante aduziu, ainda, que é incabível a extensão da multa diária ao representante do poder público, ofendendo os princípios que caracterizam a multa cominatória, pedindo o afastamento da aplicação de multa diária ao prefeito. O Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO) se posicionou contrário ao agravo, justificando que a imposição de multa ao representante do Executivo Municipal garante a eficácia do cumprimento da ordem judicial.

    O desembargador verificou que a obrigação em disponibilizar funcionários ao conselho tutelar é do ente municipal, pessoa jurídica de direito público interno, que não se confunde com a pessoa física do seu representante legal. “Vê-se que a multa por descumprimento da obrigação de fazer deve ser direcionada a quem a descumpriu, in casu, o réu, o Município de Cidade Ocidental, sendo o seu representante político, pessoa física, parte estranha à lide que, por não ter se comprometido, pessoalmente, a adimplir o acordo firmado com o MPGO, não pode sofrer as consequências do ato não praticado”, afirmou.

    Portanto, inexistindo previsão legal para impor o pagamento da multa ao prefeito, o cumprimento da direção de fazer deve ser direcionada ao Município de Cidade Ocidental. Veja a decisão.
    • Publicações48958
    • Seguidores670
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações157
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/prefeito-nao-pode-ser-multado-por-inadimplencia-de-acordo-firmado-pelo-municipio/348754008

    Informações relacionadas

    Tribunal de Justiça do Mato Grosso
    Jurisprudênciahá 3 anos

    Tribunal de Justiça do Mato Grosso TJ-MT: XXXXX-78.2020.8.11.0000 MT

    Âmbito Jurídico
    Notíciashá 7 anos

    CREA pode autuar município caso haja ilegalidade em serviço prestado diretamente pela prefeitura

    Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
    Notíciashá 13 anos

    O teor da súmula 245 do STF aplica-se para ambas as imunidades? - Áurea Maria Ferraz de Sousa

    Thalia Sarto de Oliveira, Advogado
    Artigoshá 2 anos

    O Poder Legislativo e a Câmara Municipal: Imunidade Material dos Vereadores e sua Relativização

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)