Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

Prefeito sanciona lei que suspende taxa de esgoto da Copasa em João Pinheiro

Segundo a assessora jurídica do município, companhia não cumpriu as leis do contrato, assinado em 2003. Copasa se pronunciou em nota.

há 7 anos

A Prefeitura de João Pinheiro, no Noroeste do Estado, suspendeu a cobrança na taxa da rede de esgoto da conta da população. Segundo a assessora jurídica do município, Ana Paula Duarte, a medida foi tomada após a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) não ter cumprido as leis do contrato de concessão assinado em 2003. Em nota ao G1, a Copasa informou que "não foi notificada, desconhece o teor da ação, portanto não irá se pronunciar sobre o assunto".

Ainda de acordo com Ana Paula, a empresa tinha sete anos a partir daquela data para implementar toda a rede de esgoto na cidade e, 14 anos depois, o contrato não foi cumprido e o esgoto que corre a céu aberto tem causado inúmeros transtornos aos moradores.

O projeto que suspende a cobrança da taxa da Copasa foi aprovado pela Câmara Municipal no fim de agosto. Já a lei foi sancionada na última semana e o decreto publicado no Diário Oficial dos Municípios Mineiros nesta terça-feira (19). Agora, o prefeito deve assinar e encaminhar o ofício com a decisão para a Copasa nesta quinta-feira (20), segundo a assessora jurídica.

Ana Paula ressaltou que na lei não há um prazo a ser cumprido, porém, a concessão de esgoto fica suspensa até que todo o saneamento seja regularizado. “Fizemos uma pressão financeira. Quem sabe assim, uma vez que a Copasa não receberá esse dinheiro da taxa, ela passe a cumprir com o contrato”, disse.

Fonte: https://g1.globo.com/minas-gerais/triangulo-mineiro/noticia/prefeito-sanciona-lei-que-suspende-taxa-...

  • Sobre o autorEspecialista em Direito Público
  • Publicações2
  • Seguidores21
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações95
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/prefeito-sanciona-lei-que-suspende-taxa-de-esgoto-da-copasa-em-joao-pinheiro/501502365

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)