Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
21 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Procuradores do Estado não podem ser multados por descumprimento de ordem judicial

    O Supremo Tribunal Federal cassou decisão do Juiz de Direito da 20ª Vara Cível da Comarca de Aracaju que cominava multa pessoal ao Procurador-Geral do Estado de Sergipe por suposto descumprimento de ordem judicial. A decisão, da lavra do Ministro Dias Toffoli, foi proferida em reclamação ajuizada pela PGE/SE (Rcl 15.434) e reafirma o entendimento da Suprema Corte quanto à impossibilidade de aplicação de punições por descumprimento ou protelação de decisões judiciais contra advogados públicos e com registro na Ordem dos Advogados do Brasil.

    Para a Procuradoria-Geral do Estado de Sergipe (PGE/SE), a imposição de multa ao Procurador do Estado, além de vulnerar o disposto no art. 14 do Código de Processo Civil (CPC), cria forma de coação absolutamente ilegal, afrontando entendimento firmado pelo Supremo Tribunal Federal na ADI 2.652/DF de que a ressalva legal do Código de Processo Civil se estende a todos os advogados, indistintamente, públicos ou privados.

    Os argumentos apresentados pela PGE/SE foram acolhidos pelo Ministro Dias Toffoli que assentou que o alcance da ressalta do parágrafo único do art. 14 do CPC não só foi delimitado pelo STF no julgamento da mencionada ação direta, como também já era objeto de entendimentos doutrinários de grandes nomes da Ciência do Direito Processual, quanto à impossibilidade de se fixar pena processual aos advogados, públicos ou privados.

    • Publicações1702
    • Seguidores23
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações33
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/procuradores-do-estado-nao-podem-ser-multados-por-descumprimento-de-ordem-judicial/100567084

    Informações relacionadas

    Vital Silva, Bacharel em Direito
    Artigoshá 6 anos

    As sanções pecuniárias no NCPC e para quem elas são destinadas

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)