Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Procuradoria garante cumprimento de norma que regulamenta remoções de membros do MPU

    há 7 anos

    A Advocacia-Geral da União (AGU) assegurou na Justiça o cumprimento da Portaria nº 34/2016 do Ministério Público da União, que estipula regras para as remoções de procuradores. A atuação ocorreu no âmbito de ação proposta por um procurador do Trabalho de Cuiabá (MS) que, com o intuito de morar na mesma cidade em que a esposa atuava como juíza federal, pleiteava continuar lotado no município de Campina Grande (PB) em descumprimento às normas estabelecidas na portaria, uma vez que não havia cargo vago no local.

    Argumentando que o artigo 36 da Lei nº 8.112/90 (Estatuto dos Servidores Públicos Civis Federais) não condicionaria a remoção à existência de vaga, o procurador chegou a obter, em primeira instância, decisão favorável à sua permanência na lotação provisória.

    No entanto, a Procuradoria-Seccional da União em Campina Grande recorreu. A unidade da AGU esclareceu que a Lei nº 8.112/90 deve ser aplicada aos membros do MPU de forma subsidiária, apenas no que não confrontar a Lei Orgânica do MP (Lei Complementar nº 75/93). E o artigo 222 da referida norma, que disciplina o funcionamento do MPU, estabelece expressamente que a licença para acompanhamento de cônjuges só pode ser concedida quando houver cargo vago – o que não era o caso da presente ação.

    Por unanimidade, a Segunda Turma do Tribunal Regional Federal da 5ª Região deu provimento ao recurso da AGU, reconhecendo que a permanência do procurador em local no qual não havia vaga afrontava a legislação.

    A PSU em Campina Grande é unidade da Procuradoria-Geral da União (PGU), órgão da AGU.

    Ref.: Processo nº 0801212-23.2016.4.05.8201 - TRF5.

    Maria Giullia Bifano

    • Publicações11300
    • Seguidores166
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações17
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/procuradoria-garante-cumprimento-de-norma-que-regulamenta-remocoes-de-membros-do-mpu/479159010

    Informações relacionadas

    Flávia Ortega Kluska, Advogado
    Notíciashá 8 anos

    Reclamação Constitucional e seus reflexos no Novo CPC

    Superior Tribunal de Justiça
    Súmulahá 14 anos

    Súmula n. 410 do STJ

    Recurso - TRF03 - Ação Remoção - Apelação / Remessa Necessária - de Instituto Federal de Educacao, Ciencia e Tecnologia de Mato Grosso do Sul

    Petição Inicial - Mandado de Segurança c/c Pedido de Liminar - Mandado de Segurança Cível - Trf01

    Petição Inicial - TRF01 - Ação Requer-Se a Extinção do Feito sem Resolução do Mérito por Ausência de Interesse Processual Devido a Inadequação da Via Eleita - Mandado de Segurança Cível - contra Fundacao Universidade Federal do Tocantins

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)