Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

Projeto de lei no Senado coloca presos para trabalhar e ressarcir o Estado das despesas

há 7 anos

Projeto de lei no Senado coloca presos para trabalhar e ressarcir o Estado das despesas

O senador Waldemir Moka (PMDB-MS) apresentou um projeto de lei em 2015 para obrigar o preso a trabalhar e ressarcir o Estado das despesas com a sua manutenção no sistema prisional.

Projeto de lei no Senado coloca presos para trabalhar e ressarcir o Estado das despesas

"Decidi apresentar o projeto quando tomei conhecimento de que um preso custa mais ao Estado do que um estudante de escola pública. Não dá para saber disso e ficar de braços cruzados. Só protocolei depois de parecer favorável da consultoria do Senado, especialmente quando à constitucionalidade e ao mérito", explicou o senador ao Diário do Poder.

"Com crise ou sem crise, o detento recebe três refeições por dia. Enquanto isso, fora da prisão, muitos brasileiros não têm sequer uma refeição diária decente. O preso também tem assistência ambulatorial imediata, diferente do que ocorre na saúde pública em que o doente enfrenta horas e mais horas para ser atendido", justifica o parlamentar.

Elogiado, o projeto está parado na Comissão de Constituição e Justiça desde abril de 2015, onde será apreciado em decisão terminativa, ou seja, sem necessidade de ir ao plenário. O relator era o senador José Medeiros, mas como ele deixou de ser membro da comissão, o projeto ainda aguarda a presidência da comissão indicar outro relator.

No site do Senado o projeto de lei registrou o apoio de 23.688 pessoas. Apenas 601 são contrárias. A representação total é de 97,5% dos 24.289 que opinaram sobre a matéria.

Caso seja aprovado e sancionado pelo presidente Michel Temer, caberá ao Ministério da Justiça regulamentar como será o pagamento em forma de trabalho.

Fonte: diariodigital

Twitter: @josefdsjunior

Instagram: josefernandodasilvajr

  • Sobre o autorLeis
  • Publicações5
  • Seguidores7
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações290
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/projeto-de-lei-no-senado-coloca-presos-para-trabalhar-e-ressarcir-o-estado-das-despesas/418792731

9 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Coloca esse povo trabalhar sim... isso dignifica a existência ! Uma das melhores coisas para esse povo fazer são trabalhos de pouca tecnologia... fazer artefatos de cimento (manilha, tijolo, telha etc), reformar cadeiras escolares, lá em MG levam para roçar beiradas de estradas.

Eu acredito que com treinamento podem fazer qualquer coisa. Infelizmente não se tem estrutura em todas cadeias para isso, porem vou torcer para que se tenha pelo menos uma modelo. continuar lendo

O amigo acorda, que mundo vc está! A revolta destes presos, vai além, muito além, da realidade que vemos. Falar em projetos, quando temos verdadeiros bandidos na administração do Brasil. Não generalizando, mas temos presos que estão pagando pena que se, comparado com alguns políticos, nem deveria estar preso. Primeiro vamos colocar a cambada de bandidos que arrebentaram com o Brasil na cadeia e, vamos colocar esta idiotice em prática. Certo! continuar lendo

Querida Ita Silva, obrigado pelo comentário, embora tenho publicado a matéria, não significa que este seja o meu pensamento. continuar lendo

O que eu acho engraçado é que alguns, ao verem um bom projeto, ao invés de apoiar e parabenizar o autor, procuram a todo momento motivos para falar mal do projeto, colocando as vezes a existência de outros problemas como óbice para a realizações de medidas necessárias.

Ora, se não fizermos algo certo por existir outras coisas erradas, estaremos assim fadados a mesmismo eterno.

Vamos parar com esse mimimi e tocar a bola para frente pessoal. continuar lendo

O problema é um só. Se nem mesmo o profissional qualificado encontra trabalho, como e Estado fará para gerar estes postos de trabalho para os presos?

Seria legítimo e legal fazer alguém trabalhar, independentemente se preso ou não, sem lhe garantir o que a legislação trabalhista lhe confere?

Considerando que em média um preso custa aos cofres públicos R$ 2500,00 qual empresa estaria disposta a pagar tal numerário por mês?

O preso, conforme o salário recebido, demoraria mais tempo do que aquele estabelecido em sua sentença para pagar a sua estada no sistema.

Projeto que visa apenas demagogia com os eleitores pois inviável sob o ponto de vista legal. A não ser que se considere o preso como "coisa" sem direitos. continuar lendo

Data Venia... o Sr só criticou e jogou sal no suco, gentileza apresentar propostas que possam viabilizar o projeto. Eles soltos para te assaltar não pode, prese e trabalhar também não pode, eles serem funcionários e trabalhar bastante não pode pois cansa e fere a integridade por esta suando muito.... Fica difícil achar uma solução nesse caso. continuar lendo

Ótimo artigo. Sucinto e esclarecedor. continuar lendo