Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

Projeto de Lei propõe criar Samu para atender animais em BH

Texto propõe a criação de um serviço exclusivo para resgate e socorro de animais como cães, gatos e cavalos em vias públicas, principalmente em casos de atropelamento, abandono e maus tratos

Publicado por Carolina Salles
há 9 anos

Por Bruna Carmona

Projeto de Lei prope criar Samu para atender animais em BH

Um Projeto de Lei (PL) que está em tramitação na Câmara Municipal de Belo Horizonte propõe a criação de um serviço de atendimento móvel para animais vítimas de acidentes e maus tratos em Belo Horizonte, o SAMUvet, com funcionamento semelhante ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O PL 1482/2015 é de autoria do vereador Leonardo Mattos (PV)

O texto propõe a criação de um serviço exclusivo para resgate e socorro de animais como cães, gatos e cavalos em vias públicas, principalmente em casos de atropelamento, abandono e maus tratos. No caso dos cavalos, o atendimento também poderá ser acionado quando o animal estiver solto e prejudicando o trânsito de veículos ou pessoas pela cidade.

“Esse tipo de Samu já existe em várias outras cidades, como Florianópolis, São Paulo e Salvador. Nós estamos propondo a criação da versão belo-horizontina dessa proposta”, explicou o vereador Leonardo Mattos, autor do projeto. Ele acredita que o cuidado com os animais deve ser, também, uma função do Executivo.

“Esse animais ficam sofrendo, sem atendimento, e muitas vezes morrem à míngua, sem que ninguém se preocupe com eles”, afirmou o vereador. A proposta estabelece que o acionamento do SAMUvet poderá ser feito pelo Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), o Corpo de Bombeiros e a Guarda Municipal.

O PL diz, ainda, que a equipe de socorro será composta por um médico veterinário e um motorista, que trabalharão com um veículo equipado com maca, caixa de transporte e materiais necessários para um atendimento de urgência, além de ter uma carreta acoplada para transportar animais de grande porte. Os veículos e os profissionais necessários para o funcionamento do serviço, segundo o projeto, serão disponibilizados pela prefeitura.

Adaptações

A justificativa do PL 1482/2015 prevê também adaptações no Centro de Controle de Zoonoses da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, no bairro São Bernardo, para que seja possível receber a demanda decorrente da criação de um serviço de atendimento móvel veterinário. A proposta vai ao encontro de outro Projeto de Lei apresentado pelo vereador, o PL 1488/2015, sobre a criação de um hospital municipal veterinário para atender cães, gatos e outros animais de pequeno porte em Belo Horizonte.

Na unidade, serão realizadas castrações, partos, atendimentos de primeiros socorros, cirurgias e internação, além de vacinação e outros atendimentos clínicos em geral.

Animais abandonados ou encaminhados por instituições de proteção aos animais e órgãos públicos terão prioridade nos atendimentos. Para utilizar o serviço da clínica veterinária municipal, o dono do animal deverá ter renda familiar igual ou inferior a dois salários mínimos, estar cadastrado e residir em Belo Horizonte.

Tramitação

Tanto o projeto de criação do SAMUvet quanto do hospital municipal veterinário receberam parecer favorável na Comissão de Legislação e Justiça e vão passar por outros três comissões - Meio Ambiente e Política Urbana, de Administração Pública, e de Orçamento e Finanças Pública - antes de ir a plenário.

“Paralelamente, estamos propondo uma mudança no regimento da Câmara para que a Comissão de Direitos Humanos seja também de direitos dos animais”, explica Mattos. Segundo ele, falta na Casa uma Comissão que receba projetos relacionados aos direitos dos animais.

FONTE

  • Sobre o autorDireito Ambiental
  • Publicações2621
  • Seguidores3784
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1549
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/projeto-de-lei-propoe-criar-samu-para-atender-animais-em-bh/182070985

28 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Os animais ganhando direito a saúde pública. A humanidade tem esperança . Carolina obrigado por mais uma publicação de direito animal. continuar lendo

Os animais tem direitos e quem luta pelos animais, é por que tem humanidade de sobra e não discrimina nenhum ser, daí quererem juntar na mesma comissão os direitos humanos e animais.
Parabéns Carolina, mais uma vez por divulgar o bem não importa a quem continuar lendo

Concordo e discordo de você César. Nós somos tratados como lixo . Se algum dia me tratarem como animal em qualquer hospital , ficarei feliz . continuar lendo

Boas idéias são sempre bem vindas e merecem aplausos. Parabéns vereador pelo projeto. Tomara que outros municípios adotem a ideia. continuar lendo

Francisco

Disse tudo! Concordo com você continuar lendo

Quem ama os animais ,apoia essa iniciativa , e eu sei o quanto você os ama Carol! Beijos continuar lendo

Muito boa essa mobilização que vem ocorrendo em prol dos animais e está se estendendo por todo o Brasil. Impossível não ver divulgar e aplaudir. continuar lendo