Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Projeto permite que jovem tire carteira de motorista aos 16 anos

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 14 anos

    Marcelo Itagiba: legislação já tem reconhecido responsabilidade de jovens maiores de 16 anos. A Câmara analisa o Projeto de Lei 6934/10, que autoriza adolescentes emancipados, entre 16 e 18 anos, a obter habilitação de motorista. A proposta, do deputado Marcelo Itagiba (PSDB-RJ), altera o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97).

    Pelas regras atuais, o motorista precisa ser penalmente imputável, o que, conforme o Código Penal (Decreto-lei 2.848/40), ocorre a partir dos 18 anos.

    De acordo com o projeto, o jovem emancipado que cometer crimes na direção de veículos estará sujeito às medidas socioeducativas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA - Lei 8.069/90). Entre as sanções estão advertência, prestação de serviços comunitários e internação por até três anos em estabelecimento educacional.

    Amadurecimento

    Segundo o autor do projeto, a legislação brasileira tem reconhecido o amadurecimento cada vez mais precoce dos jovens. Ele cita como exemplo a possibilidade prevista na Constituição de jovens entre 16 e 18 anos votarem. O próprio debate sobre uma possível redução da maioridade penal para 16 anos, avalia Itagiba, reforça a percepção de que a norma de trânsito precisa ser revisada.

    "Não é razoável que um jovem de 16 anos, que pode escolher o presidente da República, casar, ter emprego público e praticar tantos outros atos da vida civil de enorme responsabilidade, não possa dirigir um automóvel", afirma.

    Emancipação

    O Código Civil (Lei 10.406/02) prevê que a emancipação de menores de 18 anos pode ocorrer nos seguintes casos:

    - concessão dos pais (ou de um deles na falta do outro) mediante documento público ou por sentença judicial;

    - casamento;

    - exercício de emprego público efetivo;

    - conclusão de curso de ensino superior;

    - estabelecimento civil, comercial ou existência de relação de emprego, desde que, em função deles, o indivíduo mantenha economia própria.

    Tramitação

    O projeto, que tramita em caráter conclusivoRito de tramitação pelo qual o projeto não precisa ser votado pelo Plenário, apenas pelas comissões designadas para analisá-lo. O projeto perderá esse caráter em duas situações: - se houver parecer divergente entre as comissões (rejeição por uma, aprovação por outra); - se, depois de aprovado pelas comissões, houver recurso contra esse rito assinado por 51 deputados (10% do total). Nos dois casos, o projeto precisará ser votado pelo Plenário., foi apensado ao PL 6967/10. As propostas serão analisadas pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

    Íntegra da proposta: PL-6934/2010

    • Publicações97724
    • Seguidores268407
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações72122
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/projeto-permite-que-jovem-tire-carteira-de-motorista-aos-16-anos/2162055

    Informações relacionadas

    Recorra Aqui, Diretor Geral de Empresa e Organizações
    Artigoshá 6 anos

    Como funciona a prescrição da suspensão do direito de dirigir

    Jurisprudênciaano passado

    Poder Judiciário do Estado do Acre TJ-AC - Agravo de Instrumento: AI XXXXX-56.2022.8.01.0000 Rio Branco

    Flávia Ortega Kluska, Advogado
    Notíciashá 8 anos

    Entenda a Nova Súmula Vinculante 49

    Fernanda Kruscinski, Advogado
    Artigoshá 9 anos

    A prescrição intercorrente no processo administrativo de trânsito

    Artigoshá 7 anos

    10 Argumentos que você NÃO Deveria usar na sua Defesa ou Recurso de Multa de Trânsito!

    7 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Eu acho interessante essa proposta continuar lendo

    Eu acho Realmente Legal, Pq O Jovem Cívico Pode Exercer Vários Deveres, Mais Não Pode Retirar Seu CNJ, Isso É Ridículo Mais Eu Realmente Espero Que Podemos Mudar Essa Situação, Obg Por Ler Esse Comentário!! E Que Os Deputados E Senadores Possam Votar a Favor!! Mais Uma Vez Obg! continuar lendo

    Eu também acho interessante essa proposta. continuar lendo

    Se nossos jovens já tem esses direitos citados... porque não a CNH ..sou de total acordo..!!! continuar lendo