Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Projeto prevê punição para cobrança indevida no SUS

    Tramita na Câmara o Projeto de Lei 2498/11, do deputado Chico Dangelo (PT-RJ), que prevê punição para prestadores de serviços de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) que cobrarem por procedimentos. De acordo com o texto, ficará caracterizada a cobrança quando houver exigência de quaisquer valores dos pacientes. A medida valerá para procedimentos como consulta, insumos, medicamentos, exames e transporte, entre outros.

    De acordo com a proposta, as punições vão de multa até a suspensão definitiva da prestação de serviços de saúde ao SUS. As multas serão de 10 vezes o valor cobrado indevidamente e, em caso de reincidência, 25 vezes o montante cobrado do paciente.

    O projeto prevê que, até mesmo a simples ameaça de cobrança por atendimento ou procedimento, será punida com advertência e multa de um salário mínimo regional. Os recursos arrecadados com as multas serão depositados nos fundos municipais de saúde.

    Prazo para apuração

    De acordo com a proposta, os procedimentos administrativos para apuração e execução das penalidades deverão ser concluídos no prazo de 30 dias cada um, respeitados o direito a ampla defesa e ao contraditório. O período para apuração da denúncia de cobrança poderá ser prorrogado por 30 dias mediante solicitação fundamentada aos gestores municipais do SUS.

    A gratuidade do atendimento no SUS é determinada por lei. Nenhuma instituição de saúde contratada ou conveniada ao SUS, independentemente de sua natureza jurídica, pode sob qualquer argumento, efetuar cobrança do usuário do sistema, afirma.

    Tramitação

    O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será examinado pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

    Leia aqui a íntegra da proposta do PL-2498/2011

    Reportagem Oscar Telles

    Edição Paulo Cesar Santos

    Fonte: Agência Câmara de Notícias

    • Publicações3214
    • Seguidores250835
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações21
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/projeto-preve-punicao-para-cobranca-indevida-no-sus/2991669

    Informações relacionadas

    MALLET - Promotoria investiga cobrança indevida de procedimentos médicos custeados pelo SUS

    Decretada prisão de médico ortopedista de Cornélio Procópio que cobrava por procedimentos do SUS

    PALMAS - Negativa de atendimento e cobrança indevida por serviços de saúde resultam em ação de improbidade

    MPE notifica prefeito e diretor de hospital para que cessem cobrança indevida a usuários do SUS

    Cássio Duarte, Advogado
    Notíciashá 3 anos

    Para tipificação da corrupção passiva, deve ser demonstrada a solicitação ou recebimento de vantagem indevida pelo agente público.

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)