Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Projeto reconhece danças típicas como patrimônio cultural imaterial

    Dessa forma, as tradições são passadas de geração para geração com foco na continuidade e respeito à diversidade cultural e criatividade humana

    A Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa analisará nos próximos dias, o projeto de lei 297/13, que declara como patrimônio cultural imaterial as danças típicas de Mato Grosso. Numa iniciativa do presidente da Casa de Leis, deputado Romoaldo Junior (PDMB), a proposta valoriza a arte da dança, cultivada em cada rincão mato-grossense, com foco no respeito às diversidades culturais e à criatividade humana.

    As danças em destaque são: Cururu, Siriri, Mascarados, Congo, Chorado, Rasqueado Cuiabano, Troika Pantaneira, Lenços, Zinho Preto de Jauru, Boi a Serra, Facão e Curussé.

    Pela importância cultural dessas danças queremos reconhecer e garantir as tradições culturais do nosso estado declarando-as patrimônio cultural de natureza imaterial, tradições que são transmitidas de geração a geração, sendo constantemente recriadas pelas comunidades em função de seu ambiente, da sua interação com a natureza e de sua história, gerando um sentimento de identidade e continuidade, explica o deputado.

    Na justificativa do projeto, Romoaldo cita a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) que define como Patrimônio Cultural Imaterial as práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas de um povo, tendo o comprometimento do estado em preservar e promover a cultura registrada.

    Destaca, ainda, os artigos 215 e 216 da Constituição Federal de 1988 que ampliou a noção de patrimônio cultural ao reconhecer a existência de bens culturais de natureza material e imaterial, e também por estabelecer outras formas de preservação como registro e inventário além do tombamento, instituído pelo Decreto-Lei nº. 25, de 30/11/1937, que é adequado, principalmente, à proteção de edificações, paisagens e conjuntos históricos urbanos.

    IMATERIAL - Os Bens Culturais de Natureza Imaterial dizem respeito àquelas práticas e domínios da vida social que se manifestam em saberes, ofícios e modos de fazer; celebrações; formas de expressão cênicas, plásticas, musicais ou lúdicas; e lugares como mercados, feiras, festas, danças e santuários que abrigam práticas culturais coletivas.

    Mais informações

    Secretaria de Comunicação

    Fones: 3313-6310/ 9952-1211

    • Publicações16104
    • Seguidores21
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações3895
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/projeto-reconhece-dancas-tipicas-como-patrimonio-cultural-imaterial/100685269

    Informações relacionadas

    Câmara dos Deputados
    Notíciashá 13 anos

    Proposta declara hip hop manifestação de cultura popular

    NOVA REGRA CONCEITUA PATRIMÔNIO IMATERIAL

    Projeto cria patrimônio cultural imaterial do Rio Grande do Sul

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)