Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024

Proprietária de restaurante indenizará casal homossexual por repreender beijo

Gesto de carinho do casal foi de imediato repreendido pela dona do recinto na presença de outras pessoas

Publicado por Humberto Melo
há 9 anos

Proprietria de restaurante indenizar casal homossexual por repreender beijo

A 9ª câmara de Direito Privado do TJ/SP, por maioria de votos, condenou a proprietária de um restaurante que advertiu verbalmente um casal homossexual a pagar indenização por danos morais. Cada um receberá a quantia de R$ 10 mil.

De acordo com os autos, o gesto de carinho do casal foi de imediato repreendido pela dona do recinto na presença de outras pessoas. Segundo testemunhas, ela sentiu-se incomodada com a opção sexual dos autores e não com as carícias em público. Em defesa, a ré alegou que não teve a intenção de denegrir os namorados.

Para o desembargador Alexandre Bucci, relator do processo, a abordagem discriminatória, feita de maneira discreta ou não, por si só fere a dignidade e a honra do ofendido. "Impossível não rotular como ofensiva e preconceituosa a postura adotada pela ré, diante da simples orientação sexual do casal, em claro desrespeito ao princípio constitucional da dignidade da pessoa humana, fazendo jus, portanto, à reparação por dano moral."

"Não se ignora que, em regra, o dono de estabelecimento comercial não ofende dignidade de pessoa humana, quando pede a clientes que diminuam manifestação de sexualidade no recinto, que continua privado, apesar de aberto ao público. Configura dano moral, porém, a abordagem discriminatória e desproporcional à carícia, sendo exatamente esta a situação em foco nos autos."

Também participaram do julgamento os desembargadores Mauro Conti Machado e Alexandre Lazzarini.

Fonte: http://www.migalhas.com.br/Quentes/17,MI214335,61044-Proprietaria+de+restaurante+indenizara+casal+ho...

  • Publicações13
  • Seguidores11
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações96
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/proprietaria-de-restaurante-indenizara-casal-homossexual-por-repreender-beijo/162214697

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Ótimo. As pessoas têm que parar de se incomodar tanto com a questão da homossexualidade. Comportamento inadequando, dito "indecente" faz parte do universo do todas as condições sexuais. Caso fosse um casal hétero esta pessoa não iria intervir. Pessoalmente, nas ruas vejo um comportamento mais "lascivo" entre heterossexuais. Não é nem uma questão de aceitar, pois não nos cabe "aceitar" a condição sexual alheia. O que falta no mundo inteiro é bom senso. Se cada um cuidasse da sua vida da maneira como cuida da dos demais o mundo seria perfeito. continuar lendo