Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024

Quais são os direitos do acusado?

ano passado

Primeiramente, existem principais 3 direitos do acusado .

Dentre eles, o direito à defesa, o direito à presunção de inocência e o direito a um julgamento justo são três direitos fundamentais garantidos a todos os acusados em um processo criminal.

Assim, esses direitos do acusado asseguram que todos sejam tratados de maneira justa e equitativa durante o processo legal e garantem que eles tenham a oportunidade de se defender contra as acusações.

Direito à Defesa

De antemão, o direito à defesa é um dos direitos do acusado garantido pela Constituição e pelas leis internacionais de direitos humanos.

Em outras palavras, ele assegura que todos os acusados tenham acesso a um advogado e que eles possam se defender contra as acusações.

Dessa forma, isso inclui o direito de ter um advogado de sua escolha, o direito de ser assistido por um advogado em todas as etapas do processo e o direito de ter um advogado que fale sua língua.

Presunção de Inocência

A presunção de inocência também faz parte direitos do acusado.

Em suma, isso significa que todos os acusados são considerados inocentes até que sejam declarados culpados por um júri ou juiz.

Acima de tudo, isso garante que as pessoas não sejam condenadas sem provas suficientes e evita que as pessoas sejam condenadas por motivos políticos ou pessoais.

E ainda, o direito a um julgamento justo é o terceiro direito fundamental garantido aos acusados. Isso significa que todos os acusados devem ter um julgamento justo e equitativo, sem interferência externa ou influência indevida.

Ou seja, isso inclui o direito de um julgamento por um júri imparcial, o direito de apresentar provas e testemunhas em sua defesa e o direito de ser julgado por um juiz imparcial.

E mais…

E ainda, além desses direitos fundamentais, existem outros direitos do acusado, como o direito à privacidade, o direito à saúde mental e o direito à assistência social.

Da mesma forma, esses direitos asseguram que os acusados sejam tratados de maneira humana e com dignidade durante o processo legal.

Infelizmente, esses direitos nem sempre são respeitados em todos os países e em todas as situações.

Todavia, advogados incompetentes, juízes e jurados parciais, e a falta de recursos e acesso à justiça podem impedir que os direitos do acusado sejam exercidos.

Por fim, é importante que as autoridades judiciais e as organizações de direitos humanos continuem a trabalhar para garantir os direitos do acusado.

“Não basta que todos sejam iguais perante a lei. É preciso que a lei seja igual perante todos.”

Salvador Allende


  • Publicações1
  • Seguidores1
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações530
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/quais-sao-os-direitos-do-acusado/1742181356

Informações relacionadas

Canal Ciências Criminais, Estudante de Direito
Artigoshá 5 anos

Direito a um julgamento justo, livre de qualquer suspeição!

Danielli Xavier Freitas, Advogado
Artigoshá 10 anos

A duração razoável do processo no direito constitucional brasileiro

Marcelo Campelo, Advogado
Artigosano passado

Os Direitos Fundamentais do Acusado: A Essência da Justiça Criminal

Marcelo Campelo, Advogado
Artigoshá 7 meses

Os Principais Direitos do Acusado: O Que Você Precisa Saber

Editora Revista dos Tribunais
Doutrinahá 2 anos

Capítulo 1. Garantias Processuais e o Sistema Acusatório

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)