Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Quais são os requisitos para a responsabilidade penal das pessoas jurídicas nos crimes ambientais? - Denise Cristina Mantovani Cera

    há 13 anos

    De acordo com o 3º do art. 225 da CF/88, as condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitarão os infratores, pessoas físicas ou jurídicas, a sanções penais e administrativas, independentemente da obrigação de reparar os danos causados.

    São requisitos para a responsabilidade penal da pessoa jurídica conforme o artigo , da Lei 9.605/1998:

    a) Infração cometida por decisão do representante legal ou contratual ou do órgão colegiado da pessoa jurídica;

    b) Infração praticada no interesse ou benefício da entidade.

    A Lei 9.605/98 em seu artigo , caput , adotou a denominada responsabilidade por empréstimo , por via reflexa ou por ricochete , em que a pessoa jurídica somente pode ser responsabilizada criminalmente desde que em conjunto com a pessoa física autora da conduta. Já o parágrafo único do mesmo artigo refere-se à teoria da dupla imputação . Por esta é possível a responsabilização simultânea das pessoas física e jurídica pelo mesmo fato, não configurando bis in idem .

    Lei 9.605/98, Art. As pessoas jurídicas serão responsabilizadas administrativa, civil e penalmente conforme o disposto nesta Lei, nos casos em que a infração seja cometida por decisão de seu representante legal ou contratual, ou de seu órgão colegiado, no interesse ou benefício da sua entidade .

    Parágrafo único. A responsabilidade das pessoas jurídicas não exclui a das pessoas físicas, autoras, co-autoras ou partícipes do mesmo fato. (Destacamos)

    Neste sentido, STJ/RHC 24239 / ES - Data do Julgamento - 10/06/2010:

    Ementa. RECURSO ORDINÁRIO EM HABEAS CORPUS . CRIME CONTRA O MEIO AMBIENTE. INÉPCIA DA DENÚNCIA. AUSÊNCIA DE DESCRIÇAO MÍNIMA DA RELAÇAO DA RECORRENTE COM O FATO DELITUOSO. INADMISSIBILIDADE. PESSOA JURÍDICA. RESPONSABILIZAÇAO SIMULTÂNEA DA PESSOA FÍSICA. NECESSIDADE .

    (...)

    3. Excluindo-se da denúncia a pessoa física, torna-se inviável o prosseguimento da ação penal, tão somente, contra a pessoa jurídica. Não é possível que haja a responsabilização penal da pessoa jurídica dissociada da pessoa física , que age com elemento subjetivo próprio. (Destacamos)

    • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
    • Publicações15364
    • Seguidores876141
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações8662
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/quais-sao-os-requisitos-para-a-responsabilidade-penal-das-pessoas-juridicas-nos-crimes-ambientais-denise-cristina-mantovani-cera/2534085

    Informações relacionadas

    Flávia Ortega Kluska, Advogado
    Notíciashá 8 anos

    Segundo o STJ, a pessoa jurídica pode ser responsabilizada criminalmente por um crime?

    Diego Luiz Godoy Assis Pereira, Advogado
    Artigoshá 4 anos

    Responsabilidade penal da pessoa jurídica por crime ambiental

    Rômulo de Andrade Moreira, Procurador de Justiça
    Artigoshá 11 anos

    O STF e a responsabilidade penal da pessoa jurídica

    Dra Lorena Lucena Tôrres, Advogado
    Artigoshá 5 anos

    Dos Crimes Ambientais e a Teoria do Risco Integral

    Canal Ciências Criminais, Estudante de Direito
    Artigoshá 5 anos

    Dupla imputação no processo penal ambiental

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)