Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024

Quebra de sigilo bancário em ação de divórcio

Publicado por Luiz Eduardo Rocha
há 8 anos

"A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) acolheu pedido feito por uma mulher para que fosse autorizada a quebra do sigilo bancário de pessoa jurídica que tem como um dos sócios o seu ex-marido.

O recurso teve origem em ação de divórcio com pedido de alimentos. Como o casamento foi celebrado sob o regime da comunhão universal de bens, no qual todo o patrimônio é comum ao casal, a ex-esposa alegou que, embora não fosse sócia da empresa, haveria copropriedade das cotas sociais.

O tribunal estadual negou o pedido sob o fundamento de que, como a mulher não ostenta a condição de sócia da empresa, seria “desaconselhável a violação do sigilo bancário de pessoa jurídica”. Além disso, o acórdão destacou que a apuração dos lucros e rendimentos poderia ser obtida por outros meios." (Superior Tribunal de Justiça)

  • Sobre o autorAdvogado
  • Publicações10
  • Seguidores14
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações690
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/quebra-de-sigilo-bancario-em-acao-de-divorcio/390301293

Informações relacionadas

Consultor Jurídico
Notíciashá 9 anos

Quebra de sigilo bancário pela Fazenda é inconstitucional

Ponto Jurídico, Advogado
Notíciashá 2 anos

É incabível a quebra de sigilo bancário como medida executiva atípica

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)