Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Maio de 2024

Questão comentada - juiz substituto

Questão que caiu na prova para juiz substituto do Tribunal de Justiça do Paraná, em 2008.

Publicado por Cancelado22102015
há 10 anos

Por Rogério Sanches Cunha

NÃO constitui situação de violação do princípio de legalidade:

a) Incriminação com base em analogia.

b) Uso de norma penal em branco em sentido estrito.

c) Retroatividade de lei incriminadora desfavorável ao réu.

d) Incriminação em casos dos chamados delitos de acumulação.

COMENTÁRIOS

Nota do autor: há duas diferenças básicas entre a lei e os princípios. A primeira diz respeito à solução de conflito existente entre ambos. Havendo embate entre leis, somente uma delas prevalecerá, afastando-se as demais. No caso de embate entre princípios, invoca-se a proporcionalidade (ou ponderação de valores), aplicando-os em conjunto, na medida de sua compatibilidade. Outra diferença está no plano da concretude. Malgrado ambos sejam dotados de aplicação abstrata, os princípios possuem maior abstração quando comparados à lei, pois enquanto esta é elaborada para reger abstratamente determinado fato, os princípios se aplicam a um grupo indefinido de hipóteses.

Alternativa correta: letra b:

Item a: a analogia no Direito Penal é permitida apenas in bonam partem, isto é, havendo lacuna normativa, admite-se o recurso integrativo apenas para beneficiar o agente. Não se admite, em hipótese alguma, a analogia para incriminar. Deve-se ressaltar que a analogia não se confunde com a interpretação analógica, em que a lei, inicialmente, atendendo ao princípio da legalidade, detalha todas as situações que pretende regular e, posteriormente, permite que aquilo a elas semelhante possa também ser abrangido no dispositivo legal.

Item b: norma penal em branco própria (em sentido estrito ou heterogênea) é aquela que não emana do legislador, mas sim de fonte normativa diversa. Ex: a Lei n.º 11.343/2006 (editada pelo Poder Legislativo) disciplina o tráfico de drogas no seu artigo 33, porém a aplicabilidade do tipo penal depende de complemento encontrado em portaria do Ministério da Saúde, a Portaria n.º 344/2008 (editada pelo Poder Executivo). De acordo com os Tribunais não superiores, na viola o princípio da legalidade.

Item c: a lei penal, em regra, é irretroativa. O artigo do Código Penal, todavia, permite a retroatividade quando lei posterior deixar de considerar criminoso determinado fato ou de qualquer forma favorecer o agente. Se for desfavorável, jamais a lei penal retroagirá em prejuízo do réu.

Item d: delitos de acumulação são aqueles que somente se caracterizam pela repetição de atos que, isoladamente, não constituem efetiva lesão ao bem jurídico. Por isso, os atos isolados não demandam a intervenção do Direito Penal.

Questão extraída do livro: Revisaço - Magistratura Estadual - Juiz de Direito - 1.854 Questões comentadas


Você pode se interessar por:CURSO DE RESOLUÇÃO DE QUESTÕES OBJETIVAS E SUBJETIVAS PARA A CARREIRA JURÍDICA 2014CURSO CARREIRA JURÍDICA 2014.

  • Sobre o autorSeu sonho de carreira é real. Estude agora!
  • Publicações96
  • Seguidores300
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1669
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/questao-comentada-juiz-substituto/114879782

Informações relacionadas

Daniel Ribeiro Vaz, Professor de Direito do Ensino Superior
Artigoshá 10 anos

Questões comentadas: Direito Penal-Cespe

Luiz Flávio Gomes, Político
Artigoshá 12 anos

Crime de sequestro: réu completa 18 anos e responde pelo código penal

Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
Notíciashá 16 anos

O que são delitos de acumulação? - Luciano Schiappacassa

Artigoshá 6 anos

Diferença de Norma X Lei

Artigoshá 10 anos

Teorias do Delito

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)