Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024

Racismo x Preconceito

Para refletir no dia da consciência negra

há 3 anos

Racismo basicamente é a discriminação da integralidade de uma raça, se caracteriza quando se recusa ou impede o acesso de alguém a estabelecimentos comerciais, entradas sociais, ambientes públicos e privados ou nega um emprego.

Consequentemente quem sofre essa discriminação possui mais chances de apresentar depressão, ansiedade e dificuldade na hora de se concentrar.

É um crime imprescritível e inafiançável.

O Racismo, infelizmente ainda e um dos maiores preconceitos, pois precisa ter lei para garantir os direitos dos negros. Mesmo depois da Lei Áurea, temos que ter leis que protejam os negros em concursos públicos e em contratos de trabalho.

Precisamos de leis mais duras para tentar corrigir um erro histórico, temos que ter datas comemorativas para lembrar a “Luta da Igualdade no Brasil e no Mundo”.

Não tem como falar de Racismo sem falar sobre preconceito, e baseada numa palestra fantástica de um professor (Leandro Karnal) que admiro muito, escrevi este texto:

Vivemos num mundo muito preconceituoso. Mesmo que não percebamos, estamos sendo vítimas ou excluindo algo de nossas vidas, mesmo sem querer aprendemos preconceito só de viver.

O mundo está cheio de padrões preconceituosos, começa quando nascemos, com os nomes e sobrenomes que recebemos de nossos pais, nossas manias e nossos limites.

Não somos perfeitos, somos vaidosos e nossas inseguranças as vezes causam dores, lagrimas, sofrimento e as vezes até mata.

O preconceito é natural através das músicas, falas e textos. Mesmo sem querer, aprendemos preconceito na escola, o chamado “bulling”.

Quem já não cantou: “...Nega do cabelo duro...” ou “...O seu cabelo não nega mulata...” e “...Que cooce foi faze no mato Maria Chiquinha...” ou “...Atirei o pau no gato, mas o gato, não morreu...” e “...Eu sou pobre, pobre, pobre de marre...” dentre outras e nunca pensou que se tratam de músicas Preconceituosas, Homofóbicas e Racistas.

Nossas tradições criam seres preconceituosos e até as religioes se comparadas, são muito preconceituosas, senão, não existiria diversidade de crenças.

“Todo mundo tem que trabalhar os preconceitos dentro de si”

Os seres humanos pensam de formas distintas e em poucos minutos transformam um assunto ou conversa em tema preconceituoso, ferindo o intimo ou até mesmo a identidade de alguém.

O preconceito é um tema muito triste que nos é inserido de forma natural e em pequenas doses que nem percebemos. Como se é gordo ou magro, bonito ou feio, cabelo crespo ou liso, inteligente ou burro, negro, branco ou índio, homossexual, deficiente físico, entre outros.

O País tem leis preconceituosas e excluem pessoas da normalidade, gerando violências reais, mortes e pobreza.

Quando estabelecemos normas éticas, estéticas e sexuais, estamos entrando no campo do preconceito.

A mulher é vítima de preconceito desde a Bíblia, como Eva, porque comeu a maça e Maria, que foi escandalizada por muitos que não acreditavam em sua castidade.

Mesmo depois da Constituição de 1988, onde a mulher foi reconhecida, hoje ainda existem muitos preconceitos. E o Racismo ainda é um dos maiores preconceitos, precisando de leis para garantir os direitos.

“ O preconceito mata e deve ser combatido. ”

Todos nos somos deficientes em um ou em outro campo. Tanto que uma piada pode começar conosco, temos que corrigir nossos medos, covardias e limites.

A evolução aos poucos vem quebrando algumas convenções. Mesmo assim, estamos muito longe de abolir o preconceito.

Quero terminar esse texto citando o trecho de um poema lindo de Castro Alves, conhecido como “ O poeta dos escravos ”, que cita exatamente o conceito de como se sente uma pessoa excluída pelo preconceito.

“ Eu sou como a garça triste

Que mora à beira do rio

As orvalhadas da noite

Me fazem tremer de frio

Me fazem tremer de frio

Como os juncos da lagoa.

Feliz da araponga errante

Que é livre, que livre voa

Que é livre, que livre voa.

Para as bandas do seu ninho

E nas braúnas à tarde

Canta longe do caminho. ”

  • Sobre o autorEspecialista em Direito do Trabalho e Previdenciário
  • Publicações4
  • Seguidores0
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações193
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/racismo-x-preconceito/1128306944

Informações relacionadas

Clayton Casal Sociedade de Advogados, Estudante de Direito
Notíciashá 4 anos

Todos contra o racismo

Cristiano Gomes, Bacharel em Direito
Notíciashá 3 anos

Racismo

Paulo Ricardo Ludgero, Advogado
Artigoshá 11 meses

"Racismo Digital: Desvendando as Sombras da Conexão Virtual"

Flávia Ortega Kluska, Advogado
Artigoshá 8 anos

Feminicídio (art. 121, § 2º, VI, do CP)

BEATRIZ DE SÁ CAVALCANTE, Advogado
Notíciashá 2 anos

Convenção Interamericana contra o racismo

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)