Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024

Raquel Dodge: inibir direito de crítica pode diminuir vigor da democracia

Caso do procurador da Lava Jato Carlos Fernando dos Santos Lima provoca divergências e CNMP adia decisão para dia 29

Publicado por Jota Info
há 6 anos

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, defendeu nesta terça-feira (15/5) que condutas representando censura prévia e inibição do direito de crítica podem atingir a democracia. Segundo a chefe do MP, a instituição é pré-ordenada a fazer críticas e imputações.

As afirmações foram feitas durante uma longa sessão do Conselho Nacional do Ministério Público para discutir a instauração do processo administrativo disciplinar contra o procurador da força-tarefa da Lava Jato no Paraná Carlos Fernando dos Santos Lima, que é acusado de ferir o decoro em postagens em redes sociais e declarações na imprensa, entre elas críticas ao presidente Michel Temer, como chamando-o de “leviano”. O julgamento, que teve um voto favorável para abertura do processo disciplinar e uma indicação de voto contrário, foi suspenso e será retomado no dia 29 de maio.

Leia reportagem completa.

Na análise de uma questão processual e preliminar do caso, a procuradora-geral afirmou que não só parlamentares são imunes de eventual abuso de expressão e disse que o Código Penal e o Estatuto da Advocacia reconhecem que ofensa rogada em juízo é imune da imputação por qualquer crime contra a honra.

Doge afirmou ainda que a liberdade de expressão é ampla e o que restringe são ofensas contra a honra, sendo que o Código Penal reconhece que é valor subjetivo e que mesmo quando há ofensa contra a honra a norma condiciona o início ao exercício do direito de queixa para garantir um espaço de liberdade de expressão muito amplo, que garanta a crítica no meio social.

  • Sobre o autorNotícias jurídicas que fazem a diferença
  • Publicações757
  • Seguidores935
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações324
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/raquel-dodge-inibir-direito-de-critica-pode-diminuir-vigor-da-democracia/577984389

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)