Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024

Receita Federal divulga solução de consulta sobre receita bruta na prestação de serviços

há 9 meses

A Receita Federal do Brasil (RFB) divulgou a Solução de Consulta nº 144/2023, que aborda questões relacionadas ao Imposto de Renda Pessoa Juridica (IRPJ), Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e Contribuição para o Programa de Integracao Social /Programa de Formacao do Patrimonio do Servidor Público ( PIS/Pasep).

A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) na última quarta-feira (02). De acordo com a Solução, ao calcular o resultado presumido, é preciso considerar que a receita bruta oriunda da prestação de serviços engloba o valor total do serviço prestado, independentemente de como ele é nomeado ou da quantidade de parcelas. Isso significa que os custos e despesas que são cobrados do cliente devem ser incluídos como parte do preço de venda e, assim, fazer parte da receita bruta, que deve ser devidamente registrada em uma nota fiscal.

Para o advogado Guilherme Malta, especialista em direito tributário do escritório Mota Kalume Advogados, a recente solução publicada não apresenta nenhuma novidade no contexto dos precedentes administrativos estabelecidos pela Receita Federal. “Desde a promulgação da Lei n.º 12.973/2014, a Coordenação-Geral da Receita Federal já havia consolidado sua interpretação acerca do conceito de receita bruta por meio de outras Soluções de Consultas, destaca-se a Cosit n. 110, que tratava do CSLL, e a Cosit n. 247, relacionada ao Cofins e PIS/Pasep”.

O especialista ainda afirma que a Receita Federal mantém uma posição firme a respeito da designação conferida aos gastos faturados contra a empresa, pois o foco está na apuração da receita bruta proveniente das atividades de prestação de serviços. “Assim, para o órgão, o termo utilizado para referir-se aos custos e despesas não possui relevância substancial, pois o que importa é a maneira como a receita bruta é obtida através das operações de prestação de serviços”, finaliza Malta.

Fonte: Sinduscon

  • Publicações20
  • Seguidores0
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações105
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/receita-federal-divulga-solucao-de-consulta-sobre-receita-bruta-na-prestacao-de-servicos/1929466714

Informações relacionadas

Iure Pontes Vieira, Advogado
Artigoshá 2 anos

Receita Federal esclarece sobre tributação dos marketplaces

BEATRIZ DE SÁ CAVALCANTE, Advogado
Modeloshá 4 anos

Contrato de prestação de serviços jurídicos Pro Bono

Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
Notíciashá 14 anos

Nova Súmula 432 do STJ dispõe que as empresas de construção civil não estão obrigadas a pagar ICMS sobre insumos adquiridos em operações interestaduais

Lei 12.546: A desoneração da folha de pagamento das empresas de Transporte Rodoviário de Carga

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)