Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024

Recusa em tomar vacina contra Covid-19 pode ocasionar demissão por justa causa, decide TRT-SP.

Publicado por Gabriel Santos Costa
há 3 anos

A 13ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo (TRT-SP), ratificou sentença proferida pela 1ª instância e manteve demissão por justa causa à uma auxiliar de limpeza que se recusou, por duas vezes, tomar vacina contra COVID-19.

No presente caso a funcionária exercia a função em um hospital infantil, sendo que, a recusa ao imunizante colocaria a vida de todos em risco. Ao negar o recurso da trabalhadora de forma unanime, o TRT-SP considerou o conduta falta grave, o que resultou no rompimento unilateral por parte do empregador.

A defesa alegou que o hospital não realizou campanha de vacinação de forma esclarecedora, não demonstrando a necessidade de tomar a vacina. Por outro lado, o hospital juntou aos autos a advertência assinada pela trabalhadora por recusar a vacina. Vejamos a narrativa do desembargador-relator Roberto Barros da Silva:

"Desse modo, considerando que a reclamada traçou estratégias para a prevenção da Covid-19, divulgou informações e elaborou programa de conscientização para assegurar a adoção de medidas protetivas e a vacinação de seus colaboradores, não se mostra razoável aceitar que o interesse particular do empregado prevaleça sobre o interesse coletivo", diz ao acórdão do desembargador.

À propósito, a Suprema Corte decidiu em dezembro de 2020 que é constitucional a vacinação compulsória contra a COVID-19. O entendimento foi fixado no julgamento conjunto das Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs) 6586 e 6587, e do Recurso Extraordinário com Agravo (ARE) 1267879.

Advogados que comentaram sobre o tema entendem que tanto a decisão do STF quanto a do TRT reforçam o fato de que o direito coletivo se sobrepõe ao direito individual.

No aludido caso a trabalhadora pode recorrer ao Tribunal Superior do Trabalho, a fim de reformar as decisões.

  • Publicações2
  • Seguidores1
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações131
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/recusa-em-tomar-vacina-contra-covid-19-pode-ocasionar-demissao-por-justa-causa-decide-trt-sp/1251709636

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)