Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
29 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Relator indefere alegação de quebra de sigilo bancário para evitar exibição de extratos de...

    Publicado por JurisWay
    há 13 anos

    Gerência de Comunicação function replaceAll (string, token, newtoken) { while (string.indexOf (token) != -1) { string = string.replace (token, newtoken); > return string; > var content = document.getElementById (texto).value; content = replaceAll (content, \n,); document.write (content); O Banco do Nordeste do Brasil - BNB não pode alegar quebra de sigilo bancário para deixar de fornecer informações solicitadas pelos detentores de um contrato assumido de outro cliente, junto à instituição bancária, em decorrência de uma Ação de Apuração de Débitos. O entendimento é do desembargador José Ricardo Porto, ao indeferir, em decisão monocrática, na manhã desta sexta-feira (8), um pedido de efeito suspensivo, em Agravo de Instrumento, interposto pelo banco, em face de sentença proferida no primeiro grau.

    José Hélio Paulo de Sousa e Edna Suely Miranda Sousa ajuizaram a Ação de Apuração de Débito Real, combinada com declaratória de Nulidade de Cláusulas Contratuais e Indenização contra a instituição bancária, depois que assumiram um contrato anteriormente celebrado por Francisca Nívea Costa de Vasconcelos. Requereram a exibição dos extratos bancários a partir do início do contrato de empréstimo. Inconformado, o BNB recorreu, sob a alegação de que não poderia exibir os extratos, suplicando pela quebra do sigilo bancário de terceira pessoa.

    O magistrado não vislumbrou a fumaça do bom direito, no que pertine à suposta violação à intimidade, entendendo que não ser justa a pretensão do agravante. Justificou que, os agravados assumiram o débito da antiga detentora do contrato de empréstimo, cujo credor foi o Banco do Nordeste, que inclusive anuiu com o acordo. Em virtude do negócio, os recorridos passaram a exercer os mesmos direitos e obrigações da devedora original, enfatizou.

    Portanto, na assunção de dívidas (art. 299 e ss do CC), não há quebra do sigilo bancário de terceiro se novos devedores limitam-se a requerer ao credor os contratos que foram assumidos, uma vez que se tornaram integrantes da antiga avença bancária, destaca o relatório, rassalvando ainda que o banco também não tem legitimidade para defender interesses de outrem, no caso a antiga detentora do contrato, motivo pelo qual, não lhe caberia recorrer para pleitear o direiro á intimidade.

    Gecom/TJPB

    • Publicações73364
    • Seguidores793
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações66
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/relator-indefere-alegacao-de-quebra-de-sigilo-bancario-para-evitar-exibicao-de-extratos-de/2771010

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)