Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
29 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Remuneração paga aos recrutas em serviço militar obrigatório é constitucional

    Publicado por JurisWay
    há 10 anos
    A Turma Nacional de Uniformização dos Juizados Especiais Federais (TNU), reunida em 4 de junho, aplicou o entendimento da súmula vinculante n. 6, editada pelo Supremo Tribunal Federal em 2008, no sentido que não viola a Constituição o estabelecimento de remuneração inferior ao salário mínimo para as praças prestadoras de serviço militar inicial.



    A decisão foi dada em pedido de uniformização da União, que recorreu à TNU com o objetivo de reverter acórdão da Turma Recursal no Rio Grande do Sul. A recursal de origem deu ganho de causa a um recruta que requereu judicialmente o pagamento da diferença entre o valor do salário-mínimo e o soldo pago mensalmente a ele durante o serviço militar obrigatório.



    O autor alegou que a equiparação do soldo ao salário-mínimo seria necessária para atender ao disposto no artigo , inciso IV, da Constituição Federal, que garante aos trabalhadores o direito a receber, pelo menos, um salário mínimo, fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender a suas necessidades vitais básicas e às de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajustes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo (...).



    Acontece que, em seu recurso, além de apontar a afronta à súmula vinculante, a União apresentou ainda decisão divergente da Turma Recursal no Rio de Janeiro (processo 2005.51.51.102341-4/01), segundo a qual o exercício do serviço militar não se caracteriza como atividade profissional, mas sim dever cívico imposto. E, em não se tratando de atividade profissional, não há que se considerar remuneração o valor concedido aos recrutas para auxílio e manutenção durante o período do cumprimento do dever legal.



    Considerando que a questão já estava pacificada perante o Supremo Tribunal Federal, com edição de súmula vinculante sobre a matéria, a relatora do processo na TNU, juíza federal Marisa Cucio, deu razão à União, aplicando a interpretação da Corte Suprema de que as disposições do artigo , inciso IV, da Constituição Federal não se aplicam aos casos de serviço militar obrigatório.



    Pedilef 50045675720124047101



























    • Publicações73364
    • Seguidores793
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações4388
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/remuneracao-paga-aos-recrutas-em-servico-militar-obrigatorio-e-constitucional/125335820

    Informações relacionadas

    Mariana Menezes, Advogado
    Artigoshá 4 anos

    "E se eu for convocado pelo Serviço Militar... Como fica meu emprego?"

    Sabrinna Saldanha, Advogado
    Modelosano passado

    MODELO: Réplica à Contestação em Ação de Alimentos

    Jose Wallaf, Estudante
    Artigoshá 6 anos

    Valor inferior ao salário mínimo de Serviço Militar obrigatório.

    Tribunal de Justiça de Minas Gerais
    Jurisprudênciahá 2 anos

    Tribunal de Justiça de Minas Gerais TJ-MG - Apelação Cível: AC XXXXX-56.2020.8.13.0024 MG

    Jefferson Gularte, Advogado
    Artigoshá 8 anos

    O direito à compensação pecuniária do Militar Temporário

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)