Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Maio de 2024

Renda será critério de desempate em acesso à universidade

Publicado por Senado
há 9 anos

A renda será critério de desempate nos processos seletivos para acesso às universidades. A presidente Dilma Rousseff sancionou nesta quarta-feira (4) a Lei 13.184/2015, que insere a regra na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).

Segundo a lei, oriunda do PLS 174/2005, do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), em caso de empate no processo seletivo, terá prioridade o candidato de menor renda familiar.

Desde 2012, a Lei 12.711 determina a reserva de 50% das vagas em instituições federais de ensino superior e técnico para candidatos que tenham feito integralmente o ensino médio em escolas públicas, sendo metade para pessoas com renda familiar de até 1,5 salário mínimo per capita. A distribuição dessas vagas também deve respeitar a proporção de pretos, pardos e indígenas na população do estado da instituição. O percentual de 50% está sendo implementado gradualmente até 2016.

  • Publicações54073
  • Seguidores268515
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações226
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/renda-sera-criterio-de-desempate-em-acesso-a-universidade/252174098

4 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Parabéns!
A partir de agora todos se declararão pobres.
Ou o famoso estado adquiriu a capacidade de investigar?
Acho hilariante esse governo que faz leis para ajeitar as coisas do modo que se encontram, mas NADA faz em termos de investimento para modifica-las e melhora-las.
Patético. continuar lendo

Quando você faz a inscrição, você tem que declarar a renda familiar. continuar lendo

Foi nesse ponto que me fixei. continuar lendo

Devia acabar com isto de uma vez. Universidade pública é só para quem mora em área de risco e ponto.

Fico pensando depois de 20 anos como vai estar a universidade. Mas aí é um outro problema, ao menos todos os pobres do país vão poder fazer faculdade sem pagar nada. continuar lendo