Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
22 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Restaurante que impediu cliente de comer marmita assentada à mesa deverá indenizá-la

    Publicado por Andre Mansur Brandao
    há 4 anos


    Uma mulher que comprou marmita em um restaurante, mas foi impedida de se acomodar à mesa para consumir, deverá ser indenizada em R$ 6 mil, a título de danos morais, de acordo com a decisão da 1ª Vara de Piúma (ES).

    O caso

    Consta nos autos processuais, que a mulher viajava com a filha menor de idade para a capital capixaba de van, quando o motorista resolveu fazer uma parada para almoçar. Com suas economias apertadas, a mulher decidiu comprar uma marmita para ela e um almoço no quilo para a filha, mas quando foi se acomodar no restaurante, foi informada de que não poderia.

    A justificativa dada pela funcionária e, posteriormente, pelo proprietário do estabelecimento, era de que para assentar à mesa, a viajante deveria ter comprado o almoço no quilo também.

    Diante da frustração, a mulher se retirou com a filha e almoçou na calçada.

    Visão da Justiça

    Em análise, a juíza considerou o dano moral indenizável, pois a ação caracteriza condicionamento na oferta de um produto por outro produto ou serviço, prática proibida pelo art. 39 do Código de Defesa do Consumidor.

    A magistrada enalteceu, também, a falta de contestação do restaurante para descaracterizar o mau serviço e o ato ilícito praticado. As testemunhas de defesa disseram não presenciar a ocorrência em questão, apenas relataram a rotina do comércio.

    Conforme depoimento a favor da autora, foi comprovada a frustração com a situação, diante do constrangimento passado, acompanhada da filha, onde ela se viu obrigada a sair do restaurante para almoçar, em um dia chuvoso, na frente dos demais clientes do estabelecimento.

    A magistrada condenou o restaurante ao pagamento no valor de R$ 6 mil pelo dano moral sofrido.

    Fonte: TJ-ES

    www.andremansur.com.br

    • Sobre o autoradvogado apaixonado pela justiça!
    • Publicações404
    • Seguidores138
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações562
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/restaurante-que-impediu-cliente-de-comer-marmita-assentada-a-mesa-devera-indeniza-la/784841339

    Informações relacionadas

    Laís de Andrade, Advogado
    Modeloshá 3 anos

    Pedido de arquivamento de Ação de Execução/COBRANÇA - Quitação

    Pauta Jurídica
    Notíciashá 4 anos

    Cliente impedida de comer marmita em mesa de restaurante deve ser indenizada

    Notíciashá 11 anos

    Proibição de consumo de marmitex em área de rodízio gera condenação

    Tribunal de Justiça de Minas Gerais
    Jurisprudênciahá 13 anos

    Tribunal de Justiça de Minas Gerais TJ-MG - Apelação Cível: AC XXXXX-28.2006.8.13.0024 Belo Horizonte

    Petição Inicial - TJSP - Ação Autor, no Dia 05/03/2022, Realizava um Trabalho Eventual, qual Seja, Transportava Móveis de uma Residência para a Outra. por Volta das 14 - Procedimento do Juizado Especial Cível - contra Restaurante Império

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)