Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Revertida a cassação do prefeito de Itabirito

    O Tribunal Eleitoral mineiro reformou, na sessão desta quinta-feira (11), a sentença que determinou a cassação do prefeito reeleito de Itabirito (região central), Alexander Silva Salvador de Oliveira (PSD) e do vice-prefeito, Wolney Pinto de Oliveira (DEM), por prática de conduta vedada a agente público em período eleitoral. Foi afastada ainda a multa aplicada. A decisão foi unânime.

    A ação de investigação judicial eleitoral (AIJE) foi proposta pela Coligação Itabirito do Povo, alegando, em síntese, que o prefeito fez uso de funcionário público em sua campanha eleitoral, em horário de serviço, afrontando o art. 73, III, da Lei nº 9.504/1997. A sentença de primeira instância cassou os registros e fixou multa de 10.000 UFIR para o prefeito.

    De acordo com o juiz Ricardo Torres Oliveira, relator do processo, verificou-se a “ausência de prova rigorosa dos fatos descritos na inicial. A prova de que o candidato divulgou a caminhada não comprova que a participação do servidor nesta ocorreu exatamente às 14hrs, tampouco que ele estava em horário de expediente. No caso, não ficou comprovada a conduta vedada pelo art. 73, inciso III, da Lei nº 9.504/1997, que causasse desequilíbrio na disputa eleitoral, a fim de justificar a cassação do diploma ou aplicação de multa.”

    Ao final, foram afastadas as cassações dos registros de prefeito e vice e a multa imposta.

    O prefeito reeleito obteve 17.357 votos (57,84%) e permanece no exercício do cargo. Da decisão proferida cabe recurso.

    Processo relacionado: RE 30545.

    Siga-nos no Twitter.

    Curta nossa página no Facebook.

    • Publicações2537
    • Seguidores284523
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações104
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/revertida-a-cassacao-do-prefeito-de-itabirito/457317822

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)