Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
29 de Abril de 2024

Revisão criminal: atentado à coisa julgada ou expressão da dignidade humana?

há 4 anos

Há doutrinadores e juristas que defendem a busca “verdade real” no processo penal, o que, pela lógica, afastaria a importância da revisão criminal. Ocorre que vários outros escritores apontam que o juízo criminal consegue alcançar, no máximo, a “verdade substancial”.

O mestre FERRAJOLI (2002) vai além ao sustentar que não existe uma verdade absoluta ou objetiva; a verdade não passa de um ideal inalcançável. É, portanto, uma ingenuidade epistemológica acreditar em uma verdade que não possa ser superada. Nessa esteira, não há que se falar em verdade substancial no processo penal, mas sim em “verdade aproximada”.

Dito isso, parece razoável conjecturar pela falibilidade humana e do próprio sistema judiciário. Igualmente parece razoável que o ordenamento jurídico disponha de ferramentas que possam fazer sobrepor a dignidade humana (esta sim, absoluta e indisponível) à coisa julgada (esta falível e imperfeita).

Esse é o mens legis da revisão criminal.

Advocacia Corassari.

  • Sobre o autorAdvogado Criminalista
  • Publicações4
  • Seguidores0
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações43
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/revisao-criminal-atentado-a-coisa-julgada-ou-expressao-da-dignidade-humana/835128367

Informações relacionadas

Corassari Advocacia, Administrador
Artigosano passado

Defensoria Pública ou Advocacia Criminal?

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)