Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024

Revisão do FGTS: entenda o que está em jogo e o que pode impactar ao trabalhador

Decisão do STF pode sair agora dia 20 e recalcular os valores

ano passado

Em 2014, o partido político Solidariedade entrou com uma ADIN (Ação Direta de Inconstitucionalidade) que contesta o uso da TR (taxa referencial) nos cálculos do FGTS. A alegação do partido é que o TR não acompanhou a inflação entre os anos de 1999 até os dias atuais.

Os valores giram em torno de R$10 mil, mas podem ser bem mais altos do que essa média, dependendo do tempo em que os valores ficaram depositados e do montante, conforme dados divulgados pela startup LOIT.

Essa discussão chegou até o STF (Supremo Tribunal Federal), com julgamento do tema previsto para 20/04/2023, onde será decidido, basicamente, se a correção aplicada nos anos de 1999 a 2013 foi correta ou não. Nesse julgamento existem 3 possibilidades:

1. O STF julgar correta a correção aplicada no passado e as ações perderem o objeto;

2. O STF julgar incorreta a correção aplicada no passado e todas as pessoas serem beneficiadas pela decisão;

3. Ou ainda, o mais provável, o STF julgar incorreta a correção aplicada no passado, mas entender que só terão direito a essa correção as pessoas que ingressaram com a ação antes do julgamento, ou seja, antes de 20/04/2023.

O requisito para entrar com a ação é ter a carteira assinada no período de 1999 a 2013, não importando se foi só por alguns anos, por todo o período, ou em várias empresas. O que importa é o vínculo empregatício regido pela CLT.

Ainda, quem é aposentado, optante pelo saque aniversário, ou já sacou todo o saldo do FGTS para adquirir a casa própria, também tem direito, basta ter saldo contabilizado no período de 1999 a 2013.

Essa revisão pode trazer um ganho — financeiro significativo para o trabalhador, sendo uma oportunidade de buscar seus direitos e garantir uma correção justa do saldo do FGTS. Como cada caso é um caso, é importante procurar um advogado de sua cobrança para que ele faça o estudo se os valores perdidos na época com a correção pela TR são passíveis de ação para correção.

Quer saber mais? Nos mande uma mensagem, temos uma equipe especializada para lhe atender.

Nós do Félix Brito Advogado estamos prontos para lhe atender e oferecer aos clientes soluções jurídicas práticas e seguras. Somos um escritório 100% digital, podendo romper as barreiras e atender todo o Brasil. Sempre buscaremos inovações para trazer bons resultados e satisfazer os clientes.

Me siga nas redes sociais para mais artigos como esse.

Instagram: @felixbrito_adv

LinkedIn: Félix Brito dos Santos Neto

Jusbrasil: Félix Brito Artigos

WhatsApp: (11) 95382-9819

Site: felixbritoadvogado.com.br

  • Sobre o autorAjudando você com seus direitos.
  • Publicações78
  • Seguidores10
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações53
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/revisao-do-fgts-entenda-o-que-esta-em-jogo-e-o-que-pode-impactar-ao-trabalhador/1811305891

Informações relacionadas

Paloma Fiama, Advogado
Modeloshá 4 anos

Modelo: Petição de desinteresse na audiência de conciliação - Art. 334, §5º, CPC

Claudio Morisson Favraud, Advogado
Modeloshá 4 anos

Ação de Extinção de Condomínio

Fabricio Costa Garcia, Advogado
Modeloshá 6 anos

[Modelo] Extinção de condomínio

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)