Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
1 de Junho de 2024

Sancionada Lei que prorroga prazo para pedidos de reembolso e remarcação de passagens aéreas para voos cancelados durante a pandemia

Lei n.º 14.174/2021

Publicado por Sofia Jacob
há 3 anos

Foi publicada em 17 de junho de 2021, a Lei 14.174/2021 que prorroga o prazo de vigência das regras para reembolso e remarcação de passagens aéreas para voos cancelados durante a pandemia, anteriormente previsto na Lei 14.034/2020.

De acordo com a Lei, o reembolso do valor da passagem aérea devido ao consumidor por cancelamento de voo no período compreendido entre 19/03/2020 e 31/12/2021 será realizado pelo transportador no prazo de 12 (doze) meses, contado da data cancelamento, observadas a atualização monetária calculada com base no INPC e, quando cabível, a prestação de assistência material.

O consumidor poderá optar por receber reembolso, sujeito ao pagamento de eventuais penalidades contratuais, ou por obter crédito, perante o transportador, de valor correspondente ao da passagem aérea, neste caso sem incidência de quaisquer penalidades contratuais.

O direito ao reembolso, ao crédito, à reacomodação ou à remarcação do voo previsto neste artigo independe do meio de pagamento utilizado para a compra da passagem e devem ser negociados diretamente entre consumidor e transportador.

Isenção de Multas

A remarcação e o reembolso de passagens aéreas estão sujeitos a penalidades contratuais (multas), caso ocorram por iniciativa do passageiro.

Já a tarifa de embarque deve ser reembolsada integralmente em qualquer situação. Entretanto, se o passageiro optar pela modalidade de crédito e avisar a empresa aérea antes do voo, não haverá multa e o valor poderá ser utilizado na compra de uma nova passagem, inclusive para terceiros, se o passageiro desejar.

Para saber mais sobre os direitos e deveres de passageiros e empresas aéreas, acesse https://www.gov.br/anac/passageiros (clique no link para acessar).


Fonte: Imprensa Oficial, Diário Oficial da União

  • Sobre o autorAdvogada Internacional e Gestora Ambiental. WhatsApp (+55)41992069378
  • Publicações234
  • Seguidores178
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações73
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/sancionada-lei-que-prorroga-prazo-para-pedidos-de-reembolso-e-remarcacao-de-passagens-aereas-para-voos-cancelados-durante-a-pandemia/1234644856

Informações relacionadas

Evie Araújo, Advogado
Modeloshá 4 anos

Resposta à Acusação - Deferimento liminar de medida protetiva

Marchi e Boulos Advogados Associados, Advogado
Notíciashá 2 anos

Tudo o que você precisa saber sobre cancelamento de voo na pandemia da COVID-19

Tribunal de Justiça de São Paulo
Jurisprudênciaano passado

Tribunal de Justiça de São Paulo TJ-SP - Apelação Cível: AC XXXXX-77.2021.8.26.0576 São José do Rio Preto

Thamara Guerra, Advogado
Modeloshá 7 anos

[Modelo] Petição inicial cancelamento de vôo

Kareline Staut, Advogado
Artigoshá 2 anos

Saiba mais sobre a ampliação do prazo para reembolso de viagens e eventos cancelados durante a pandemia.

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)