Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024

Se sua empresa sofreu ou sofrer ataque hacker, a culpa será sua

Um dos maiores vigaristas da história dos Estados Unidos - teve a sua vida retratada no filme Prenda-me se for capaz, Frank Abagnale Jr, participou do Dell Technology 2023, que acontece em Las Vegas, essa semana.

Publicado por Damiao Oliveira
há 11 meses

Abagnale Jr. se transformou em um consultor do FBI e palestrante sobre segurança da informação. E o recado dele para as empresas foi bastante duro: se a sua organização sofreu um ataque hacker, a culpa é sua por ter confiança em excesso.

"Se você acreditou e acredita que seu sistema é seguro, você está absolutamente equivocado. Segurança é um trabalho de vitórias diárias. Não confie nunca em nada. O que eu fiz há 40 anos, hoje está muito mais fácil de fazer por conta das tecnologias existentes. Não cometa o erro de achar que a sua empresa está segura. Não está. Não apenas do ponto de vista de tecnologia, mas especialmente, das pessoas. A engenharia social é uma realidade e não vai mudar. Tanto que 30% das brechas em segurança são causadas pelos funcionários", apontou Abagnale Jr.

Bem sincero, o ex-vigarista e hoje consultor, foi taxativo: "Os cibercriminosos vão usar a Inteligência Artificial. Ela será do mal. Infelizmente, e felizmente, que eu não estarei aqui para ver". Com relação ao momento da segurança da informação, Abagnale Jr. fez uma recomendação às empresas: o momento econômico global é complicado, o dinheiro encurtou, mas não cometam o erro de tirar o dinheiro da segurança da informação. "A história está aí para mostrar que fraudes existem e vão continuar existindo. Não cortem o dinheiro da segurança da informação", reforçou.

Um dos pontos mais interessantes da palestra foi a afirmação de Frank Abagnale Jr. que, se cometesse os crimes que cometeu hoje, certamente não passaria 12 anos em uma prisão. "Hoje um crime de fraude tem um ano de prisão. A verdade é que ninguém vai para cadeia mais por crimes de fraudes", sustentou. Hoje consultor, Frank ficou conhecido por passar até US$ 2.5 milhões de cheques fraudados, e que começou tudo isso antes dos 20 anos.

Fonte: Convergência Digital

Damiao Oliveira CDPO - Somaxi Group | Jornalista DRT 6688/SC | Colunista TechCompliance

  • Sobre o autorEspecialista em Privacidade de Dados
  • Publicações174
  • Seguidores44
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações20
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/se-sua-empresa-sofreu-ou-sofrer-ataque-hacker-a-culpa-sera-sua/1847964537

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)