Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
15 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Segunda Seção avaliará responsabilidade por explosão de navio em Paranaguá

    há 8 anos

    O ministro Villas Bôas Cueva, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), afetou à Segunda Seção o julgamento de dois recursos repetitivos. Os recursos especiais vão uniformizar o entendimento do tribunal sobre a responsabilidade objetiva das empresas adquirentes da carga do Navio Vicuña pelo dano ambiental decorrente da explosão na baía de Paranaguá, no Estado do Paraná.

    O Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) indicou os recursos especiais como representativos de controvérsia por entender que a questão é polêmica. A corte paranaense ressaltou, ainda, que centenas de ações a respeito da explosão estão recebendo tratamento distinto, ora sendo reconhecido o dever de indenizar, ora afastando-se o nexo de causalidade.

    O tema foi cadastrado como de número 957.

    Idêntica questão

    Para afetar o tema à Segunda Seção, o ministro Villas Bôas Cueva considerou a iminência de que ascenda ao STJ “um grande número de recursos com fundamento em idêntica questão de direito, evidenciando o caráter multitudinário da controvérsia”.

    Uma vez afetado o tema, deve ser suspenso na segunda instância o andamento dos recursos especiais idênticos. Depois que a tese for definida pelo STJ, ela servirá para orientar a solução de todas as demais causas. Novos recursos ao tribunal não serão admitidos quando sustentarem posição contrária.

    Para mais informações, a página dos repetitivos também pode ser acessada a partir de Consultas > Recursos Repetitivos, no menu da homepage do STJ.

    Da Redação

    • Publicações19150
    • Seguidores13366
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações51
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/segunda-secao-avaliara-responsabilidade-por-explosao-de-navio-em-paranagua/369700513

    Informações relacionadas

    Empresa responsável por navio Vicuña é condenada a indenizar indígenas de ilha atingida

    Consultor Jurídico
    Notíciashá 6 anos

    Donos de carga não respondem por danos de explosão de navio no Paraná

    Stela Gomes, Advogado
    Artigoshá 3 anos

    A interpretação da responsabilidade civil ambiental: Do risco ao nexo causal

    Consultor Jurídico
    Notíciashá 8 anos

    STJ julgará recurso repetitivo de caso de dano ambiental no Paraná

    Boletim Jurídico tem nova edição

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)