Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024

Segunda Seção do STJ fixa teses sobre contratos bancários em repetitivo que atinge quase 400 mil ações

Publicado por Sidney Falci Gomes
há 5 anos

Em julgamento de recursos especiais submetidos ao rito dos repetitivos (Tema 958), a Segunda Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) fixou tese no sentido de considerar abusiva, em contratos bancários, a cláusula que prevê ressarcimento de serviços prestados por terceiros sem a especificação do serviço a ser efetivamente executado.

O colegiado também julgou abusiva a cláusula que prevê ressarcimento, pelo consumidor, da comissão do correspondente bancário, nos casos de contratos celebrados a partir de 25 de fevereiro de 2011 – data de entrada em vigor da Resolução CMN 3.954/2011 –, sendo válida a cláusula no período anterior à resolução, ressalvado o controle da onerosidade excessiva.

Por fim, a seção também fixou tese no sentido da validade da tarifa de avaliação do bem dado em garantia, bem como da cláusula que prevê o ressarcimento de despesa com registro do contrato, ressalvadas as hipóteses de reconhecimento de abuso por cobrança de serviço não efetivamente prestado e a possibilidade de controle da onerosidade excessiva em cada caso concreto.

  • Sobre o autorSF Consultoria e Períca Bancária
  • Publicações13
  • Seguidores52
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações103
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/segunda-secao-do-stj-fixa-teses-sobre-contratos-bancarios-em-repetitivo-que-atinge-quase-400-mil-acoes/722147310

Informações relacionadas

Correio Forense
Notíciashá 5 anos

STJ: Segunda Seção fixa teses sobre contratos bancários em repetitivo que atinge quase 400 mil ações

Recurso - TJAM - Ação Alienação Fiduciária - Apelação Cível - de Aymoré Crédito, Financiamento e Investimento

Contrarrazões - TJSP - Ação Cédula de Crédito Bancário - Apelação Cível - de A. da C.C da Silva contra Aymoré Crédito, Financiamento e Investimento

Apelação - TJSP - Ação Bancários - Apelação Cível - contra Aymoré Crédito, Financiamento e Investimento

Recurso - TJSP - Ação Alienação Fiduciária - Apelação Cível - contra Aymoré Crédito, Financiamento e Investimento

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)