Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Senado edita Resolução suspendendo a execução de parte do § 4º do art. 33 da Lei n° 11.343

    O Senado Federal editou a Resolução nº 05/2012 suspendendo a execução de parte do § 4º do art. 33 da Lei nº 11.343, de 23 de agosto de 2006, que institui o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas - Sisnad; prescreve medidas para prevenção do uso indevido, atenção e reinserção social de usuários e dependentes de drogas; estabelece normas para repressão à produção não autorizada e ao tráfico ilícito de drogas; define crimes e dá outras providências.

    A Resolução foi editada para suspender a execução da parte da lei que foi declarada inconstitucional por decisão definitiva do Supremo Tribunal Federal.

    O STF no julgamento definitivo do Habeas Corpus 97.256/RS, em setembro de 2010. Por seis votos a quatro, o STF decidiu que são inconstitucionais dispositivos da Nova Lei de Drogas (Lei 11.343/06) que proíbem expressamente a conversão da pena privativa de liberdade em restritiva de direitos (também conhecida como pena alternativa) para condenados por tráfico de drogas. A determinação da Corte limita-se a remover o óbice legal, ficando a cargo do Juízo das execuções criminais o exame dos requisitos necessários para conversão da pena.

    Diante dessa decisão, o Senado Federal editou a Resolução 5/2012, no último dia 15, suprimindo do texto legal a parte que impunha a proibição. O efeito prático, conforme publicado pelo Conjur, é que traficantes de pequeno porte podem ter a pena privativa de liberdade substituída por prestação pecuniária, perda de bens e valores, prestação de serviços à comunidade ou a entidades públicas, interdição temporária de direitos e limitação de fim de semana.

    Confira abaixo a Resolução 05 do Senado Federal e o acórdão do STF ao HC 97.256/RS.

    Resolução 05 do Senado Federal

    Acórdão do STF ao HC 97.256/RS

    • Publicações4421
    • Seguidores13
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações4976
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/senado-edita-resolucao-suspendendo-a-execucao-de-parte-do-4-do-art-33-da-lei-n-11343/3029432

    Informações relacionadas

    Supremo Tribunal Federal
    Jurisprudênciahá 14 anos

    Supremo Tribunal Federal STF - HABEAS CORPUS: HC 97256 RS - RIO GRANDE DO SUL XXXXX-03.2008.0.01.0000

    COAD
    Notíciashá 13 anos

    Violência doméstica: Jecrim não pode aplicar Lei Maria da Penha

    Rodrigo Leite, Advogado
    Artigoshá 12 anos

    O que representa a resolução 5/2012 do Senado Federal?

    João Leandro Longo, Advogado
    Modeloshá 6 anos

    [Modelo] Reclamatória Trabalhista - Atualizada!

    Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
    Notíciashá 13 anos

    Qual é o momento limite para a arguição de nulidade absoluta, no processo penal? - Denise Cristina Mantovani Cera

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)