Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Servidora pública municipal é condenada por peculato em SC

    há 15 anos

    A Justiça Federal condenou a funcionária pública municipal Jucelei Aparecida Dallagnol por desviar, em proveito próprio, valores referentes ao Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), financiado por verbas do governo federal. A ação penal foi proposta pelo Ministério Público Federal em Santa Catarina que acusou a servidora de peculato, previsto no artigo 312 do Código Penal Brasileiro.

    Segundo o MPF, Jucelei trabalhava na Secretaria do Bem Estar Social, no município de Caçador, no oeste do estado, e era coordenadora do Peti. Aproveitando-se de seu cargo, Jucilei credenciou quatro pessoas para receberem valores do referido programa, utilizando documentos extraviados e que estavam guardados na Secretaria, numa pasta de "achados e perdidos". Com os cadastramentos falsos, ela emitiu os recibos em nome dessas pessoas para se apropriar dos valores correspondentes. Para comprovar a autoria do crime, o MPF requereu que fosse realizada perícia grafotécnica, pois os recibos possuíam, inclusive, assinaturas falsas. O laudo pericial do exame documentoscópico comprovou o delito praticado por Jucelei.

    Com a sentença, Jucelei foi condenada a pena de três anos e 22 dias, a ser cumprida, inicialmente, em regime aberto. A pena deverá ser cumprida por meio de prestação de serviços à comunidade ou entidade pública na mesma duração da pena privativa de liberdade. Além disso, Jucilei deverá pagar 45 dias-multa, arbitrados, cada um, no valor equivalente a 1/10 do salário mínimo vigente na época dos fatos, cuja importância deverá ser atualizada por ocasião do pagamento.

    O procurador da República em Caçador Daniel Ricken recorreu da decisão e protocolou recurso no dia 22 de outubro. Para ele, a pena ficou aquém da justa medida, considerando que a ré praticou o delito por quatro vezes (continuidade delitiva) e, em virtude, das próprias consequências do crime.

    Ação Penal nº 2006.72.11.001794-5

    • Publicações37267
    • Seguidores707
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações96
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/servidora-publica-municipal-e-condenada-por-peculato-em-sc/1982500

    Informações relacionadas

    Notíciashá 11 anos

    Desconhecimento não afasta crime de uso de atestado falso por militar

    Advocacia Geral da União
    Notíciashá 10 anos

    Procuradorias demonstram que apresentação de atestado médico falso configura improbidade administrativa

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)