Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Sindicato esclarece dúvidas de servidores sobre o Plano de Cargos e Carreiras

    há 12 anos

    O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Estado do Maranhão, Cleinaldo Casto Lopes, esteve na sede da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), em São Luís, para esclarecer dúvidas dos servidores do quadro efetivo, lotados na DPE, sobre o Plano de Cargos e Carreiras dos Servidores Públicos do Estado do Maranhão (PCCS). A exposição foi acompanhada pelo defensor público Ideválter Nunes da Silva, que também responde pela direção jurídica do Sindicato.

    Os dirigentes do Sindicato falaram sobre as vantagens da adesão ao plano em função dos ganhos financeiros reais. Segundo eles, os benefícios serão progressivos e serão repassados aos servidores até o ano 2015. Conforme exemplificou Cleinaldo Castro, o servidor que tem nível superior, por exemplo, terá benefícios de até 120% em seu salário até o final desse período.

    Outra dúvida dos servidores efetivos da Defensoria Pública estadual foi quanto a Unidade Real de Valores (URV), que, em caso de adesão ao plano, terá que ser renunciada. Para quem tem direito a URV, a perda no salário será de apenas 25%. Por isso, nós estamos orientando e incentivando os servidores a aderirem ao PCCS, pois as vantagens são bem maiores do que as perdas, pontuou Ideválter da Silva, que também é membro do Conselho Superior do Fundo de Pensão e Aposentadoria (Consup), representando a categoria dos servidores.

    Números - Segundo a supervisora do setor de Recursos Humanos, Lucy Maria Garcez, o quadro atual da Instituição hoje é de 59 efetivos. Destes 18 já aderiram ao PCCS. Já o presidente do sindicato, Cleinaldo Lopes, informou que o quadro de servidores do Estado é de 61 mil na ativa e outros 88 mil entre aposentados e pensionistas. Desse total, ele disse que o número de optantes pela adesão ao plano é expressiva, e acredita que com o trabalho de esclarecimento que a entidade vem fazendo junto à categoria, essa demanda deve aumentar mais ainda.

    Saúde Apesar de a reunião ter sido focada no Plano de Cargos e Carreiras, os servidores aproveitaram a oportunidade para tirar dúvidas sobre o atendimento médico para quem é contribuinte do Fundo de Benefícios dos Servidores Públicos do Estado do Maranhão (Funbem).

    O presidente do Sindicato informou que a entidade está lutando pela melhoria e qualidade do atendimento e prestação de serviços. Ideválter, por sua vez, disse que uma de suas propostas é a ampliação, descentralização e credenciamento de clínicas para atender a grande demanda. Ele também está propondo a desvinculação do Funbem do Consup, através da criação de um conselho próprio para gerir os serviços de saúde.

    • Publicações1761
    • Seguidores17
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações204
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/sindicato-esclarece-duvidas-de-servidores-sobre-o-plano-de-cargos-e-carreiras/100039074

    Informações relacionadas

    Joao Paulo Ribeiro, Advogado
    Notíciashá 8 meses

    STJ Decide sobre a Revisão do PASEP: Entenda os Impactos para os Servidores Públicos - Tema 1150

    Ludmilla Oliveira, Advogado
    Modeloshá 6 anos

    Modelo - Carta de oposição ao desconto das contribuições ao sindicato

    Defensoria Pública de Maranhão
    Notíciashá 12 anos

    Defensor geral anuncia benefícios a servidores

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)