Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024

Síndrome de Burnout será doença do trabalho em 2022.

Publicado por Bruna Deoracki
há 2 anos

A Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional é conhecida como um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante, que demandam muita competitividade ou responsabilidade.

A principal causa da doença é justamente o excesso de trabalho e até o momento era considerada como um problema na saúde mental e um quadro psiquiátrico.

No entanto, a Organização Mundial da Saúde (OMS) dará uma nova classificação para a Síndrome de Burnout, a CID 11, que será oficializada como “estresse crônico de trabalho que não foi administrado com sucesso”.

A nova classificação entrará em vigor a partir 01 de janeiro de 2022 e passará a ser considerada doença decorrente do trabalho e terá tratamento diferente.

O reconhecimento pela OMS terá um efeito em processos trabalhistas relacionados ao tema, pois no caso de o funcionário recorrer à Justiça por causa do esgotamento, a empresa pode ser responsabilizada e até ter que pagar indenização.

É claro que para que haja tal caracterização o processo judicial deverá ter documentos probatórios, como laudo médico comprovando o Burnout junto com o histórico do profissional e uma avaliação do ambiente de trabalho, além de relatos de testemunhas.

Ainda, a classificação da Síndrome de Burnout com a CID 11 possibilita que os empregadores acometidos de tal transtorno possam ser afastados Instituto Nacional do Seguro Social – INSS.

Para tanto, deverá ser avaliado a gravidade da síndrome no empregado para então verificar se é caso de afastamento (auxílio-doença acidentário) ou aposentadoria por invalidez, sendo que em ambos os casos é necessário laudo médico que comprove a situação de saúde do trabalhador.

Desta forma, a partir de 2022 é indicado que as empresas passem a dar mais atenção às situações de saúde integral, a fim de zelar e manter a saúde mental dos colaboradores continuamente.


  • Publicações11
  • Seguidores2
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações94
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/sindrome-de-burnout-sera-doenca-do-trabalho-em-2022/1515871271

Informações relacionadas

Valesca Bispo, Advogado
Notíciashá 2 anos

Síndrome de burnout

Ana de Plá Loeffler, Advogado
Notíciashá 4 anos

Síndrome de Burnout

Paula Bolico Lampert, Advogado
Artigoshá 2 anos

A Síndrome de Burnout como doença do trabalho.

Barbara Oliveira, Estudante de Direito
Artigoshá 6 anos

Provas no processo do trabalho

Glaucia Coradini, Advogado
Artigoshá 7 anos

Síndrome de Burnout

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)