Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024

SP instala a JUSPRO - primeira Câmara privada de Mediação e Conciliação

O evento será na sede da Amcham.

Publicado por Santa Silveira
há 8 anos

Na próxima sexta-feira (04/03) será lançada a JUSPRO – 1ª Câmara Privada de Mediação e Conciliação, cadastrada no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP). O lançamento será na sede da AMCHAM-SP, às 9 horas.

A JUSPRO vai atuar em duas frentes: presencial e online. “Nosso foco é a desjudicialização, porque com 25,5 milhões de processos em tramitação em São Paulo torna-se necessário encontrar novas alternativas. Entendemos que as pessoas precisam se compor para solucionar conflitos fora do Judiciário, de forma rápida, segura e a um custo acessível”, explica Tae Young Cho, advogada e Diretora da JUSPRO.

Participam do lançamento: o Desembargador José Roberto Neves Amorim, Coordenador do Movimento Conciliar é Legal; o Juiz Ricardo Pereira Júnior, Coordenador Geral do Cejusc (Centros Judiciários de solução de Conflitos e Cidadania do TJ-SP); a Profa. Livre-docente da Faculdade de Direito da USP e Conselheira da OAB-SP, Maristela Basso, e os Diretores da JUSPRPO, Tae Young Cho e Ricardo Freitas Silveira e representantes de Departamentos Jurídicos de empresas.

De acordo com o Conselho Nacional de Justiça, o custo do processo para o Estado brasileiro é de R$ 686,00 e, neste momento de crise financeira, a mediação e a conciliação podem ser a resposta para a solução de um conflito mais rápido e econômico: “A instalação da 1ªCâmara Privada de Mediação e Conciliação representa o início da mudança da cultura do litígio para a era da pacificação”, analisa o Desembargador José Roberto Neves Amorim.

Segundo o advogado Ricardo Freitas, a expectativa nesse primeiro ano é atender cerca de 50 mil casos, principalmente via online, já que hoje mais da metade da população brasileira tem acesso à internet, além de ser uma comodidade: “Será possível realizar centenas de audiências ao mesmo tempo, por conta da estrutura eletrônica disponível, que incluirá até plataformas móveis, como o smartphone e tablets. É interatividade total”. Atualmente, o Procon presta atendimento por e-mail, meio que também será usado pelo Procon municipal de São Paulo.

Para ter acesso à JUSPRO, o interessado entra em contato pelo site, expõe seu problema. Se houver interesse da outra parte em fazer um acordo, será agendada uma audiência online ou presencial para a busca da solução. No caso da mediação, a solução entre as partes é mediada por um terceiro, neutro e imparcial. Já na conciliação, o terceiro tem uma postura mais ativa, propondo solução às partes. O acordo é homologado na Justiça.

Serviço

Evento: Lançamento da JUSPRO

Data: 04/03

Horário: 9 hora

Local: Amcham - Rua da Paz, 1431 - Chácara Santo Antônio

Site:www.juspro.com.br

  • Publicações1
  • Seguidores0
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações493
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/sp-instala-a-juspro-primeira-camara-privada-de-mediacao-e-conciliacao/310740447

Informações relacionadas

Tribunal de Justiça de Minas Gerais
Jurisprudênciahá 7 anos

Tribunal de Justiça de Minas Gerais TJ-MG - Apelação Criminal: APR XXXXX-56.2016.8.13.0079 MG

Jusbrasil, Advogado
Artigoshá 11 anos

O que é o Jusbrasil PRO?

Ministério Público Federal
Notíciashá 12 anos

MPF/TO aciona ex-professor da UFT por acumular cargos públicos

Editora Revista dos Tribunais
Doutrinahá 3 anos

Capítulo I. Dos Princípios Gerais da Atividade Econômica

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)