Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Maio de 2024

STF: Cobrança de ITBI só é possível após o registro do imóvel

Publicado por Alex Castiglioni
há 3 anos

Em decisão recente, proferida na análise do Recurso Extraordinário com Agravo (ARE) nº 1294969, com repercussão geral (Tema 1124), O Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou a sua jurisprudência, no sentido de que o Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) só é devido a partir da transferência da propriedade do bem, ou seja, mediante o registro no Cartório de Registro de Imóveis.

O recurso foi interposto pelo Município de São Paulo-SP, contra decisão proferida pelo Tribunal de Justiça daquele estado (TJ-SP), segundo a qual é ilegal a cobrança de ITBI tendo como fato de gerador o compromisso de compra e venda firmado entre particulares.

Em seu voto, o Exmo. Presidente da Suprema Corte, Ministro Luiz Fux, destacou que a decisao do TJ-SP está em consonância com a jurisprudência do STF, no sentido de que o fato gerador do ITBI ocorre com a transferência da propriedade, portanto, com o registro imobiliário e não com a cessão de direitos atrvés do instrumento particular.

Diante disto, foi firmada a seguinte tese de repercussão geral: “O fato gerador do imposto sobre transmissão inter vivos de bens imóveis (ITBI) somente ocorre com a efetiva transferência da propriedade imobiliária, que se dá mediante o registro”.

Fonte: http://portal.stf.jus.br/noticias/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=460486&ori=1

  • Publicações17
  • Seguidores1
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações125
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stf-cobranca-de-itbi-so-e-possivel-apos-o-registro-do-imovel/1177427040

Informações relacionadas

Augusto Leitao, Advogado
Artigoshá 5 anos

Precisa mesmo requerimento administrativo antes de Ação Judicial?

Leandro Calado, Programador de Internet
Modeloshá 3 anos

Modelo de Ação de Repetição de Indébito - Direito Tributário

Petição Inicial - TJSP - Ação Declaratória para Reconhecimento de Servidão de Passagem e Prejuízos aos Proprietários - Procedimento Comum Cível

ContratoRecurso Blog, Advogado
Modeloshá 4 anos

Pedido De Extinção Do Processo De Execução Pelo Pagamento

Espaço Vital
Notíciashá 13 anos

Inclusão do nome do devedor no SPC somente após 30 dias de atraso

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)