Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Julho de 2024
    Adicione tópicos

    STF decide pela validade do adicional de alíquota da Cofins-Importação e da vedação do respectivo creditamento

    há 4 anos

    Julgado mérito de tema com repercussão geral.

    Decisão: O Tribunal, por maioria, apreciando o Tema 1.047 da repercussão geral, negou provimento ao recurso extraordinário, nos termos do voto do Ministro Alexandre de Moraes, Redator para o acórdão, vencidos os Ministros Marco Aurélio (Relator), Edson Fachin e Ricardo Lewandowski, que conheciam do recurso extraordinário e davam-lhe parcial provimento. Foram fixadas as seguintes teses: "I- É constitucional o adicional de alíquota da Cofins-Importação previsto no § 21 do artigo da Lei nº 10.865/2004. II- A vedação ao aproveitamento do crédito oriundo do adicional de alíquota, prevista no artigo 15, § 1º-A, da Lei nº 10.865/2004, com a redação dada pela Lei 13.137/2015, respeita o princípio constitucional da não cumulatividade".

    Ou seja, a Corte Suprema decidiu pela legitimidade do percentual adicional de 1% da alíquota da Cofins-Importação e da vedação do creditamento do valor a ele correspondente. O adicional incide na importação de bens com classificação na TIPI listada no § 21 do artigo da Lei nº 10.865/2004.

    Plenário - Sessão Virtual de 04.09.2020 a 14.09.2020.

    RE 1.178.310 - Relator Ministro Alexandre de Moraes.

    FONTE: Supremo Tribunal Federal.

    • Sobre o autorLucianne Coimbra Klein, Consultora e Advogada Tributário e Cível
    • Publicações93
    • Seguidores16
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações12
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stf-decide-pela-validade-do-adicional-de-aliquota-da-cofins-importacao-e-da-vedacao-do-respectivo-creditamento/929505257

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)