Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024

STF mantém normas que atenuam responsabilização penal em crimes tributários.

Plenário reafirmou entendimento de que a reparação do dano ao patrimônio público, em detrimento de medida penal, contribui para uma sociedade livre de desigualdades.

Publicado por Grupo Bettencourt
há 5 meses

O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), por unanimidade, manteve a validade de normas que extinguem ou suspendem a punibilidade nos casos de pagamento integral ou parcelamento de dívidas tributárias. A decisão se deu no julgamento, na sessão virtual encerrada em 14/8, da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4273, ajuizada pela Procuradoria Geral da República (PGR).

Reparação do dano

Em seu voto, o relator, ministro Nunes Marques, destacou que a ênfase conferida nas Leis 11.941/2009 e 10.684/2003 à reparação do dano ao patrimônio público e à prevalência da política de arrecadação dos tributos contribui com os objetivos constitucionais da República. Segundo ele, a adoção de medidas de despenalização, além de incrementar a arrecadação, cria mecanismos de fomento à atividade econômica e, em consequência, de preservação e de geração de empregos.

O ministro assinalou que as medidas de suspensão e de extinção da punibilidade prestigiam a liberdade, a propriedade e a livre iniciativa, deixando para aplicar as sanções penais, nos delitos contra a ordem tributária, somente em último caso.

Fonte.

  • Sobre o autorEcossistema de Negócios
  • Publicações1579
  • Seguidores176
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações14
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stf-mantem-normas-que-atenuam-responsabilizacao-penal-em-crimes-tributarios/2085492554

Informações relacionadas

A Mera Presença de Duas Pessoas em uma Motocicleta não Constitui Justa Causa para Abordagem Pessoal

Paulo Felipe Vilela, Advogado
Notíciashá 5 meses

O que é recuperação de crédito tributário municipal de ITBI pago a maior

Thalita Ribeiro, Advogado
Notíciashá 5 meses

Shopee e os perfis fraudulentos.

Grupo Bettencourt, Contador
Notíciashá 5 meses

Juiz do Trabalho segue STF e envia para a Justiça Comum caso sobre pejotização

Dr. Bernardo Rocha de Moraes, Advogado
Notíciashá 5 meses

Gratuidade de procurações públicas para recebimento de benefícios.

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)