Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024

STJ cassa sentença e acórdão que extinguiam processo de reconhecimento de vínculo socioafetivo post mortem entre irmãos

há 2 anos

A decisão do Tribunal de SP que extinguiu o processo de reconhecimento de vínculo socioafetivo entre irmãos foi cassada pelo Superior Tribunal de Justiça – STJ. No processo ajuizado, dois irmãos consanguíneos buscavam ver declarado o vínculo com uma suposta irmã de criação já falecida.

O colegiado entendeu que a declaração de relação de parentesco de segundo grau na linha colateral é admissível no ordenamento jurídico e merece apreciação do Judiciário.

O juízo de primeiro grau extinguiu o processo sem resolução do mérito sob o fundamento de que o pedido não teria amparo no ordenamento jurídico. A decisão foi mantida pelo Tribunal de Justiça de São Paulo – TJSP.

Ao entrar com recurso no STJ, os irmãos alegaram que as instâncias anteriores não observaram o disposto no artigo 1593 do Código Civil.

Além disso, segundo eles, a extinção do processo impediu a produção de provas que pudessem demonstrar a relação afetiva existente entre eles e a irmã de criação.

Para o ministro Marco Buzzi, relator do caso, foi analisada a questão referente à possibilidade jurídica do pedido, diante da sentença terminativa de primeiro grau, e não o mérito em si.

O ministro explicou que, ao contrário do entendimento do tribunal de origem sobre a ausência de uma das condições da ação, sua admissibilidade deve ser pautada na falta de vedação legal expressa e na compatibilidade, em tese, entre a pretensão dos autores e o ordenamento jurídico vigente.

"Afigura-se inviável supor que todas as demandas submetidas à apreciação do Poder Judiciário encontrem expressa previsão e permissão legal, autorizando-as de forma detalhada e específica", disse o relator.

Leia mais: TJSP reconhece vínculo post mortem entre irmãos

Fonte: https://ibdfam.org.br/noticias/10130/STJ+cassa+senten%C3%A7a+e+ac%C3%B3rd%C3%A3o+que+extinguiam+proc...+

  • Sobre o autorAdvogada especialista em Direito de Família e Sucessões (FMP)
  • Publicações34
  • Seguidores8
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações30
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stj-cassa-sentenca-e-acordao-que-extinguiam-processo-de-reconhecimento-de-vinculo-socioafetivo-post-mortem-entre-irmaos/1662467726

Informações relacionadas

Larissa Matte, Bacharel em Direito
Artigoshá 5 anos

Procuração - que documento é esse?

Thiago Gurgel, Advogado
Modeloshá 5 anos

Modelo de procuração com poderes especiais.

Petição Inicial - TJSP - Ação Declaratória de Reconhecimento de Maternidade Socioafetiva - Carta Precatória Cível

Erica Dias de Souza, Advogado
Modeloshá 4 anos

[Modelo] Ação de Reconhecimento de Paternidade Socioafetiva Post Mortem

Pedro Rafael de Moura Meireles, Advogado
Artigoshá 2 anos

Procuração, Considerações e [Modelo].

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)