Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024

STJ confirma condenação da Prefeitura de Joinville para recuperar área de preservação do Morro do Iririú

Publicado por Carolina Salles
há 11 anos

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) confirmou na última quarta-feira a sentença obtida pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) que condenou o município de Joinville a recuperar uma área de preservação permanente no Morro do Iririú, que foi degradada por construção sem alvará ou licença ambiental.

Na ação, a 14ª Promotoria de Justiça informa que o morador construiu casa e outras benfeitorias - campo de futebol, estrada, etc. - em área de preservação permanente, sem qualquer licença ambiental ou alvará de construção emitidos pelos órgãos competentes.

Argumentou o Ministério Público que, entre a fiscalização ocorrida no ano 2000 e o ajuizamento da ação, em 2002, o município não tomou providência administrativa ou judicial para demolir as obras irregulares, conforme determina a legislação, e por isso era também responsável pela degradação.

O juízo da 1ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Joinville condenou, então, o município e proprietária a repararem integralmente a área degradada, demolindo todas as edificações irregulares, com multa diária de R$ 1 mil para o caso de descumprimento da sentença.

O município de Joinville apelou ao Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ), que negou o recurso por unanimidade. Com a decisão negativa de segundo grau, Joinville recorreu em recurso especial, que teve o seguimento negado pelo TJSC. Então, buscou o STJ que confirmou a decisão.

O que diz a Prefeitura:

Ao tomar conhecimento da decisão do Superior Tribunal de Justiça, a Procuradoria Geral do Município de Joinville informou, na tarde quarta-feira , que acompanha o caso, cujo recurso havia sido recebido com efeito suspensivo. Embora regularmente intimada, a Prefeitura de Joinville aguarda do Fórum da Comarca e notificação formal da decisão para o cumprimento da determinação judicial.

Fonte: http://diariocatarinense.clicrbs.com.br

  • Sobre o autorDireito Ambiental
  • Publicações2621
  • Seguidores3785
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações200
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stj-confirma-condenacao-da-prefeitura-de-joinville-para-recuperar-area-de-preservacao-do-morro-do-iririu/111988460

Informações relacionadas

Eliã Viticoski, Bacharel em Direito
Artigoshá 2 anos

Meu Pai Faleceu: Como Descobrir se ele Tinha Bens?

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)