Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
21 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    STJ julgará recurso especial do MPF

    O Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5) admitiu o recurso especial ajuizado pelo Ministério Público Federal (MPF) relativo ao pedido de anulação do acórdão que indeferiu, sem o pronunciamento do MPF, a citação por edital em ação civil pública contra os ocupantes e invasores da área de preservação ambiental do Parque Ecológico do Cocó, localizado no município de Fortaleza, no Ceará. O recurso especial será apreciação pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).

    O Parque do Cocó tem uma extensão de um quilômetro de largura por onze quilômetros de extensão e está protegido por leis ambientais. Todo seu entorno e a zona de amortecimento, num raio de 500 metros, devem ser preservados. A região foi amplamente invadida pela especulação imobiliária, tornando quase impossível a citação individual dos ocupantes da região.

    Por se tratar de uma área densamente povoada, o MPF entendeu que os ocupantes da chamada zona de amortecimento do Parque do Cocó fossem citados por meio de edital. O TRF-5 realizou acórdão, sem o pronunciamento do MPF, no qual manteve a decisão agravada que indeferiu o pedido de citação por edital dos envolvidos, sob o fundamento de possibilidade da identificação destes através do Cartório de registro de imóveis. Para o MPF, esse acordão é nulo, por realização de julgamento sem que o MPF tivesse tido vista dos autos para pronunciamento prévio e escrito, o que contraria a Constituição Federal. Segundo o MPF, a citação por edital é cabível porque possibilita tem uma ampla abrangência e está previsto legalmente no artigo 231 do Código de Processo Civil e no artigo 84 do Código de Defesa do Consumidor.

    O procurador regional da República Luciano Mariz Maia explica que outros tribunais Federais da 1ª, 2ª e até mesmo 5ª Regiões já se pronunciaram favoráveis a essa modalidade de citação.

    • Publicações189
    • Seguidores3
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações22
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stj-julgara-recurso-especial-do-mpf/3030661

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)