Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    STJ nega liberdade provisória a acusado por tráfico de drogas

    Publicado por Direito Público
    há 15 anos

    O Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou pedido de liberdade provisória em favor de Rodrigo Aparecido dos Santos, preso em flagrante por tráfico de drogas e associação para o tráfico. A liminar em habeas-corpus contra acórdão do Tribunal de Justiça do Paraná foi rejeitada pelo corregedor-geral da Justiça Federal, ministro Hamilton Carvalhido, no exercício da presidência do STJ,.

    No pedido de habeas-corpus, a defesa alegou ausência dos requisitos autorizadores para a decretação e preservação da prisão cautelar. Segundo o ministro, quando a prisão é determinada por crime flagrante, não se há de exigir do juiz que demonstre a necessidade da preservação da constrição cautelar, até porque presumido em lei.

    Ao indeferir a liminar, o presidente em exercício ressaltou que a Lei n. 8.072 /90 tornou insuscetíveis de fiança e liberdade provisória os crimes hediondos, a prática de tortura, o tráfico de entorpecentes e o terrorismo e estabeleceu a prisão cautelar de necessidade presumida na hipótese de prisão decorrente de flagrante delito.

    Citando vários precedentes da Corte e do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Hamilton Carvalhido afirmou ser incompatível com a lei e com a Constituição Federal a interpretação que, à luz, do disposto no artigo 310 , parágrafo único , do Código de Processo Penal , conclui pela admissibilidade da conversão da prisão cautelar decorrente de flagrante delito em liberdade provisória, no caso de qualquer desses crimes.

    Para o ministro, o acórdão recorrido está dentro da legalidade e a defesa não demonstrou, de forma efetiva, a desnecessidade da medida cautelar para a garantia da ordem pública, da instrução criminal e da aplicação da lei penal.

    • Publicações6212
    • Seguidores58
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações25
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stj-nega-liberdade-provisoria-a-acusado-por-trafico-de-drogas/586355

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)