Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

STJ: Os limites subjetivos e objetivos da coisa julgada não podem ser analisados, por infringir o disposto no enunciado da Súmula n. 7

A decisão foi proferida pela Segunda Turma da Corte, ao analisar o Recurso Especial nº 2035667 / RJ

Publicado por Marcelo Sarmento
há 9 meses

Nos autos do Recurso Especial, pretendia a Recorrente que fosse afastado o entendimento de que a inexigibilidade de título executivo com fundamento central na proteção dos efeitos da coisa julgada referente ao título executivo ora em discussão.

O entendimento firmado em Maio, pela Segunda Turma do Superior Tribunal de Justiça, nos autos do Recurso Especial nº 2035667/RJ reafirma uma decisão já proferida em junho de 2020, sob relatoria do Ministro Herman Benjamin de que:

"quanto aos limites subjetivos e objetivos da coisa julgada, também a sua apreciação não é permitida pelo STJ na via do Recurso Especial, pois infringe o disposto no enunciado da Súmula 7 do STJ" (STJ, EDcl no REsp 1.776.656/RS, DJe de 09/06/2020).

A incidência da Súmula n. 7/STJ se justificaria no fato de que não seria possível verificar a procedência das alegações feitas no Recurso Especial, sem um reexame de matéria fática.

O Ministro Francisco Falcão foi voto vencido, ao entender que:

"A matéria ora em debate, qual seja, eventual inexigibilidade do título executivo ante a alegada violação da Súmula Vinculante n. 20/STF, já foi alvo de discussão no próprio Supremo Tribunal Federal, na ocasião do julgamento do ARE n. 1.304.409 AgR, no qual se consignou a impossibilidade da pretensão de renovação do debate quanto à inaplicabilidade do enunciado vinculante ao título executivo constituído na ação coletiva, bem como à inconstitucionalidade da coisa julgada, temas já preclusos na fase de conhecimento e em sede de ação rescisória".

Sendo assim, o entendimento final foi de que "os limites subjetivos e objetivos da coisa julgada não podem ser analisados pelo STJ na via do recurso especial, por infringir o disposto no enunciado da Súmula n. 7/STJ."

  • Publicações9
  • Seguidores0
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações51
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stj-os-limites-subjetivos-e-objetivos-da-coisa-julgada-nao-podem-ser-analisados-por-infringir-o-disposto-no-enunciado-da-sumula-n-7/1930806947

Informações relacionadas

Carlos Guilherme Pagiola , Advogado
Notíciashá 2 anos

STJ 2021 - Fatos Incontroversos - Não Ferimento à Sum 07 do STJ

Patrick Kessler, Advogado
Artigoshá 4 anos

A Coisa Julgada no Processo Civil

Tribunal de Justiça de Goiás
Jurisprudênciahá 24 dias

Tribunal de Justiça de Goiás TJ-GO: XXXXX-12.2020.8.09.0000

Editora Revista dos Tribunais
Doutrinahá 3 anos

10. Reexame Versus Reenquadramento Jurídico dos Fatos: A Imperativa Distinção na Jurisprudência Recente do Superior Tribunal de Justiça e os Bons Ventos que a Trazem

Joao Paulo Ribeiro, Advogado
Notíciashá 7 meses

STJ Decide sobre a Revisão do PASEP: Entenda os Impactos para os Servidores Públicos - Tema 1150

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)