Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    STJ publica o acórdão que define tudo sobre a subscrição de ações da CRT

    Publicado por Espaço Vital
    há 10 anos

    Por causa da enorme quantidade de processos sobre complementações e indenizações pela demora da Cia. Riograndense de Telecomunicações (atual Brasil Telecom) para integralizar ações compradas na época em que os consumidores precisavam se tornar acionistas para ter direito a uma linha, a 2ª Seção do STJ apreciou a matéria como recurso repetitivo.

    A decisão - tomada em sessão realizada em 12 de março de 2014 - orienta as demais instâncias judiciais sobre como proceder em casos idênticos. O acórdão só foi publicado nesta semana.

    O STJ consolidou o entendimento sobre: a) a legitimidade ativa do cessionário para o ajuizamento de ação de complementação de ações; b) o critério para a conversão das ações em perdas e danos; c) os critérios para conversão da obrigação de pagar dividendos em perdas e danos.

    O relator do recurso repetitivo foi o gaúcho Paulo de Tarso Sanseverino.

    * Legitimidade ativa

    Em relação à legitimidade ativa do cessionário para o ajuizamento de ação de complementação de ações, a 2ª Seção definiu que o principal ponto a ser observado no caso concreto é se, efetivamente, existe a cessão do direito à subscrição de ações.

    Segundo o acórdão, o cessionário de contrato de participação financeira tem legitimidade para ajuizar ação de complementação de ações somente na hipótese em que o instrumento de cessão lhe conferir, expressa ou tacitamente, o direito à subscrição de ações, conforme apurado nas instâncias ordinárias.

    * Perdas e danos

    A questão da conversão da obrigação de subscrever ações em perdas e danos foi decidida pelo critério da cotação na data do trânsito em julgado.

    De acordo com o julgamento converte-se a obrigação de subscrever ações em perdas e danos multiplicando-se o número de ações devidas pela cotação destas no fechamento do pregão da bolsa de valores no dia do trânsito em julgado da ação de complementação de ações, com juros de mora desde a citação.

    * Dividendos

    Para os critérios de conversão da obrigação de subscrever ações em perdas e danos, ficou consolidado que os dividendos são devidos durante todo o período em que o consumidor integrou ou deveria ter integrado os quadros societários.

    Sobre o valor dos dividendos não pagos, incidem correção monetária desde a data de vencimento da obrigação, nos termos do artigo 205, parágrafo 3º, da Lei nº 6.404/76, e juros de mora desde a citação.

    No caso das ações convertidas em perdas e danos, é devido o pagamento de dividendos desde a data em que as ações deveriam ter sido subscritas até a data do trânsito em julgado do processo de conhecimento, incidindo juros de mora e correção monetária segundo os critérios do item anterior.

    Para a fase de execução/cumprimento de sentença, entretanto, continuam valendo os critérios definidos no título executivo, ainda que não estejam em consonância com o entendimento do STJ , em respeito à coisa julgada.

    Leia os principais comandos do acórdão 1) LEGITIMIDADE ATIVA; 2) CRITÉRIO PARA A CONVERSÃO DA OBRIGAÇÃO DE SUBSCREVER AÇÕES EM PERDAS E DANOS; 3) CÁLCULO DE DIVIDENDOS.

    • Publicações23538
    • Seguidores515
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações615
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stj-publica-o-acordao-que-define-tudo-sobre-a-subscricao-de-acoes-da-crt/118221880

    Informações relacionadas

    Bernardo César Coura, Advogado
    Notíciashá 2 anos

    Construtora deve reparar vícios identificados menos de 5 anos após entrega de imóvel

    Superior Tribunal de Justiça
    Notíciashá 14 anos

    STJ consolida entendimento envolvendo Brasil Telecom e a extinta CRT

    Espaço Vital
    Notíciashá 13 anos

    STJ estabelece prazo prescricional para demandas contra a Brasil Telecom

    Valentino Aparecido Andrade, Juiz do Trabalho
    Artigoshá 6 anos

    A perícia no Juizado Especial da Fazenda Pública

    Petição Inicial - TJSP - Ação de Cobrança Cumulada com Pedido de Indenização

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)