Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024

STJ reforma decisão do TJ-RS, aplicando indenização por inscrição indevida no SisBacen

Publicado por Fabrício Souza
há 4 anos

O Sisbacen é um sistema integrado ao Banco Central, em que é realizada a centralização de todas as informações financeiras do país. Isto é, todas as operações realizadas entre os clientes e suas respectivas instituições bancária são registradas na base de dados do Sisbacen.

Essa centralização de dados garante mais celeridade e segurança à concessão de crédito promovida pelas instituições bancárias, uma vez que todos os registros de contratação, pagamento ou inadimplemento por parte do cliente contratante ficam ali inseridas e à disposição dos Bancos.

Sendo assim, resta claro que o Sisbacen opera com similiariedade de objetivo em relação aos órgãos de proteção ao crédito (SPC, Serasa, SCI etc), contudo, restrito às instituições bancárias. Desta forma, o lançamento indevido de dívida já paga ou nunca contratada no perfil de um cliente, acarreta prejuízos similares ao da inscrição indevida nos órgãos de proteção ao crédito.

Nesta linha, o ministro Ricardo Villas Bôas Cueva do STJ entendeu que a decisão do TJ-RS “destoa da jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, firmada no sentido de que as informações fornecidas pelas instituições financeiras ao Sisbacen afiguram-se como restritivas de crédito, haja vista que esse sistema de informação avalia a capacidade de pagamento do consumidor de serviços bancários”, condenando, ao final, o Banco requerido ao pagamento de compensação por danos morais no valor de R$5.000,00 (cinco mil reais) em favor do cliente que teve inserida no Sisbacen informação indevida e negativa acerca de uma dívida já paga.

REsp 1.811.531

Texto: David Lucas

  • Publicações1
  • Seguidores4
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações196
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stj-reforma-decisao-do-tj-rs-aplicando-indenizacao-por-inscricao-indevida-no-sisbacen/842677667

Informações relacionadas

Willams Melo , Advogado
Modeloshá 4 anos

Petição de Liberação de Alvará - Honorários

Karoline Priscila Leandro, Advogado
Modeloshá 4 anos

Modelo de Recurso Extraordinário

João Leandro Longo, Advogado
Modeloshá 5 anos

[Modelo/INSS] Quesitos para a Perícia Médica

Dr. Zoette Carlos, Advogado
Modeloshá 8 anos

Quesitos a pericia

Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul
Jurisprudênciahá 3 anos

Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul TJ-RS - Apelação Cível: AC XXXXX20208210001 RS

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)