Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024

STJ vai decidir se cabe rescisória para discutir honorários

há 10 anos

Processo está pautado na sessão de Corte Especial.

O ministro Mauro Campbell é relator de processo que trata do cabimento de ação rescisória protocolada para discutir verba honorária exorbitante ou irrisória fixada por sentença/acórdão rescindendo. O REsp, sob o rito de recurso repetitivo, será julgado pela Corte Especial do STJ na quarta-feira, 5.

O recurso interposto é contra acórdão em embargos infringentes da União, em sede de ação rescisória que julgou parcialmente procedente pedido deduzido na inicial no que se refere à condenação em honorários advocatícios. O acórdão reduziu o quantum sucumbencial de mais de R$ 3 mi para R$ 10 mil, por considerar a verba honorária “exorbitante”.

A Fazenda Nacional alega que, diante dos limites objetivos da ação rescisória e sua excepcionalidade, não cabe tal tipo de ação para discutir a exorbitância da verba honorária. “Afirma que se houve condenação desproporcional com afirma o Tribunal a quo, tal decisão deveria ter sido alvo dos recursos cabíveis no processo rescindendo”, como por exemplo, a apelação e o recurso especial.

Embora o tema do processo seja repetitivo no âmbito da 1ª seção da Corte, o ministro Campbell ponderou que o mesmo ainda não havia sido submetido a julgamento pelo novo procedimento do art. 543-C do CPC, eis porque a Corte Especial irá decidi-lo.

Processo relacionado: REsp 1.388.768


Fonte: http://www.migalhas.com.br/Quentes/17,MI210555,31047-STJ+vai+decidir+se+cabe+rescisoria+para+discuti...

  • Sobre o autorAdvogada
  • Publicações2535
  • Seguidores978
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações78
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stj-vai-decidir-se-cabe-rescisoria-para-discutir-honorarios/149526746

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)